38 aniv
Ual-presidente

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO AUTÓNOMA

Completa-se hoje, dia 13 de dezembro de 2023, o 38 º Aniversário da Fundação da Cooperativa de Ensino Universitário – CEU, CRL.

Recordamos nesta data, com especial reconhecimento e muito apreço, os Cooperadores e as Cooperadoras que tiveram a feliz iniciativa de promover a criação da Instituição que desde 21 de junho de 1986 é titular da Universidade Autónoma de Lisboa, “Luís de Camões” e que a partir de 8 de maio de 2019 assumiu a titularidade da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias.

Nunca é de mais congratular o espírito e a iniciativa dos que nos antecederam, saudando a coragem que animou a sua decisão. Bem vistas as coisas, tratou-se de um ato que promoveu a defesa do ensino superior privado em Portugal, na sequência da extinção da Universidade Livre.

Docentes e Alunos desse Estabelecimento de Ensino, face ao seu desaparecimento, conjugaram vontades, desenvolveram esforços avançando para a constituição de “uma Cooperativa denominada CEU – Cooperativa de Ensino Universitário, CRL, que tem por objeto o ensino universitário”.

Muito nos honra recordar e saudar os Fundadores da CEU homenageando a sua iniciativa e agradecendo os esforços que desenvolveram para tornar viável a criação e a afirmação da Instituição cuja fundação hoje comemoramos.

É importante que não se esqueçam as origens, que lembremos com gratidão os que nos antecederam, cujo papel não foi apenas relevante. Em boa verdade foi fundamental como o são todos os momentos que constituem ponto de partida para as viagens que consideramos essenciais nas nossas vidas.

É igualmente importante que saudemos os Colaboradores Docentes e Não Docentes que, ao longo dos anos têm com o seu trabalho e com a sua dedicação, assegurado o funcionamento da CEU e dos seus Estabelecimentos de Ensino.

Os Alunos das Instituições de Ensino de que a CEU é titular são credores da nossa estima e da nossa gratidão.

Os Alunos são a autêntica razão da nossa existência. Ao longo de quase quatro décadas deram vida à nossa Instituição de ensino e receberam formação académica que lhes conferiu e confere a possibilidade de enfrentar o futuro com melhores condições de sucesso.

Saudamos o Professor Doutor José Amado da Silva, Magnífico Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa e a Professora Mestre Elsa Restier Gonçalves, Diretora da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdia, agradecendo-lhes a importante missão que desempenham na gestão dos Estabelecimentos de Ensino que dirigem.

Sendo hoje dia de comemoração e dia de festa é também momento azado para assumir o compromisso solene de prosseguir o caminho iniciado em 1985.

A todos nós – Cooperadores, Autoridades Académicas, Colaboradores, Docentes e Não Docentes e Alunos – compete honrar e passado dando sequência ao projeto que herdámos e que temos a obrigação de salvaguardar.

 

 

António de Lencastre Bernardo

Presidente do Conselho de Administração

 

Lisboa, 13 de dezembro de 2023