37anos_copy_1900x835px
Reitor

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO
DE ADMINISTRAÇÃO DA C.E.U.

A Cooperativa de Ensino Universitário – CEU, Entidade Instituidora da Universidade Autónoma de Lisboa foi constituída no dia 13 de dezembro de 1985, no 19º Cartório Notarial de Lisboa.

Refere-se, na escritura lavrada nessa data, que compareceram como outorgantes:

Prof. Doutor Justino Mendes de Almeida

Prof. Mestre Joaquim Emídio Oliveira Correia

Dr. Eugénio Queiroga Mesquita do Canto Brandão

Prof. Doutor Luís Frederico Arouca Marques dos Santos

Prof. Doutor Manuel de Almeida Damásio

Dra. Maria Isabel Miguéns

Prof. Doutor José Augusto Perestrelo de Alarcão Trony

Dra. Helena Filipe de Almeida

Profª. Doutora Maria Luísa de Bivar Black

Prof. Doutor António Manuel Dias Caldeira Gomes

Prof. Doutor Joaquim Carlos Bento Sabino

Dr. José Fernando Alves de Oliveira Costa

Dr. José Joaquim de Leão Pinto da Silva e Guerreiro

Prof. Doutor Alberto Marciano Gorgão Franco Nogueira

 

Esses foram os primeiros Cooperadores da CEU, em boa verdade os “Pais Fundadores” da Instituição que se constituiu com o objetivo de criar a Universidade Autónoma de Lisboa, cujo 37º Aniversário hoje comemoramos.

Recordamos com júbilo o dia da constituição da CEU e da fundação da UAL!

Saudamos a iniciativa tomada pelos que outorgaram a escritura constitutiva da CEU muitos dos quais, infelizmente, já não estão entre nós.

Homenageamos todos aqueles que, com a sua vontade, com a sua perseverança, com a atividade que desenvolveram ao longo dos 37 anos da nossa existência, contribuíram para a fundação e para a afirmação da Universidade Autónoma e da sua Entidade Instituidora – a Cooperativa de Ensino Universitário – CEU.

Infelizmente, no ano de 2022, devido a razões ainda decorrentes da situação epidémica que afetou Portugal e o Mundo, não é possível assinalar esta data com a solenidade com que habitualmente se comemora.

Acreditamos firmemente que no próximo ano já estejam reunidas as condições que nos permitam reunir Alunos e seus Familiares, Docentes, Colaboradores e Cooperadores, vivendo em conjunto a alegria dos que concluíram os seus cursos e os anseios dos que continuam na nossa companhia, acalentando o sonho de cumprir os propósitos que os trouxeram aos Estabelecimentos de Ensino da CEU.

Revista AUTÓNOMAAo Conselho de Administração da CEU, no âmbito da missão que lhe foi confiada, compete gerir as atividades da Cooperativa de entre as quais assume especial relevância criar e assegurar as condições de normal funcionamento dos seus estabelecimentos de ensino – a Universidade Autónoma de Lisboa e a Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias que, desde 2021, é parte integrante da nossa Instituição.

Nesta data de relevância histórica para a CEU, cumpre ao Conselho de Administração reconhecer e agradecer o trabalho desenvolvido pelos Docentes e pelos Colaboradores não docentes, ao longo de mais um ano de intenso labor.

Aos Alunos, razão primeira da nossa existência, o Conselho de Administração deixa palavras de estímulo no sentido de prosseguirem com o maior sucesso os cursos que escolheram frequentar nos Estabelecimentos de Ensino tutelados pela CEU.

A vida das Instituições como a UAL e a ESESFM é feita de trabalho, de dedicação, de conjugação de esforços e de vontades.

É certo que nem sempre os resultados são os que se ambicionaram. Mas o importante É NÃO DESISTIR, É PERSEVERAR, É PROSSEGUIR com ânimo reforçado e com a ideia bem firme de atingir os objetivos que norteiam a nossa ação:

Salvaguardar a CEU e reforçar o prestígio da UAL e da ESESFM.

 

António de Lencastre Bernardo
Presidente do Conselho de Administração