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Unidades Curriculares - 1º Ciclo

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Unidades Curriculares - 1º Ciclo
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Prof. Doutor Nuno Brás

Coordenador

Prof. Doutor Nuno Brás

nbras@autonoma.pt

Graduou-se em Engenharia Física Tecnológica com 16 valores, no Instituto Superior Técnico (IST), 2000. 

Começou a sua carreira profissional como programador onde passou pela banca, seguros, indústria automóvel, telecomunicações num período de quase 5 anos. 

Entre 2005 e 2010 defendeu o seu Doutoramento em Eng. Electrotécnica e de Computadores no IST.
Desde 2009 a meados de 2014 foi diretor-geral da LMIT onde geriu uma equipa multidisciplinar com mais de uma dezena de colaboradores, tendo responsabilidades directas sob as áreas de desenvolvimento de negócio e produto. LER MAIS


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  • 1º Semestre

    • 6 ECTSAlgoritmia e Programação   


      1. Introdução aos computadores e à programação: parte histórica e técnica.
      2. Modelos Imperativo, Funcional, Lógico, Orientado por objectos, Paralelo. 
      Linguagens de Programação. Noções de Algoritmo e Programa. Programação Imperativa Directa. Algoritmia. Fluxogramas, Pseudocódigo e linguagem algoritmica EXEL.3. Atribuição, selecção e iteração.4. Introdução à Linguagem C: Estrutura,
      Vocabulário, Regras de escrita de programas em C, variáveis e funções.
      5. Algoritmos iterativos; estruturas de dados: vectores e matrizes.
      6. Linguagem C: Bibliotecas, tipos de dados; operadores e expressões; instruções; operações de I/O; Instruções de selecção: instrução-if, instrução-switch; Instruções de repetição: instrução-while, instrução-do, instrução for; instruções de interrupção: instrução-break, instrução-continue. Strings como vectores de caracteres); Funções; Conversão de tipos; Operadores * e &; Estruturas; Array de estruturas. Ficheiros texto; Ficheiros binários
      7. Programação Recursiva

    • 6 ECTSMatemática I   

      Fornecer aos alunos uma formação básica em Análise Matemática. Conferir competências ao nível das técnicas de cálculo.
      Análise completa de funções reais de variável real. Cálculo integral. Estudo de sucessões e séries.
      A Análise Matemática tem como principal objetivo a aquisição, pelos discentes, de capacidades e competências ao nível das técnicas de cálculo. É dado particular ênfase à análise real e ao estudo de sucessões e séries.
      Definem-se os seguintes objetivos específicos:
      i) Dominar o estudo de funções reais
      ii) Conhecer e aplicar métodos de integração e sua aplicação a problemas reais
      iii) Estudar sucessões numéricas
      iv) Conhecer alguns tipos de séries numéricas

    • 6 ECTSNoções Fundamentais de Contabilidade   

      Objectivos Gerais:
      1. Adquirir os conhecimentos fundamentais da ciência contabilística e a sua aplicação na preparação das demonstrações financeiras singulares de entidades económicas.
      Objectivos Específicos:
      1. Compreender os objectivos da Contabilidade financeira;
      2. Conhecer a estrutura conceptual que deve estar subjacente à preparação da informação financeira;
      3. Conhecer os instrumentos de normalização contabilística nacional;
      4. Entender a importância das características da informação financeira,
      5. Compreender o ciclo contabilístico e a sua relação com os mapas que compõem as demonstrações financeiras;
      6. Dominar a contabilização das operações e transacções correntes;
      7. Conhecer as exigências legais aplicáveis desde a preparação até à divulgação das contas anuais das entidades.

    • 6 ECTSIntrodução à Gestão   

       1. Evolução da teoria da gestão

      2. A Gestão e o Ambiente
      3. Gerir trabalhos e organizações
      4. Gerir pessoas nas organizações. Liderança
      5. Gerir o marketing
      6. gerir a área financeira da empresa
      7. Gerir a produção e as operações
      8. O Planeamento e o controlo de gestão
      9. Planeamento e gestão de carreiras
      10. A gestão para o século XXI

    • 6 ECTSIntrodução à Economia   

      Os objetivos primordiais são:
      1. Introduzir o estudante no âmbito da Economia como disciplina científica com o fim de compreender como actuam consumidores e produtores;
      2. Que os estudantes fiquem a compreender o funcionamento dos mercados;
      3. Que os estudantes adquiram os conhecimentos básicos de microeconomia, de modo a que compreendam a economia do ponto de vista do agente económico;
      4. Dotar os alunos de conhecimentos da análise económica do direito.

  • 2º Semestre

    • 6 ECTSSistemas Operativos   

      1. Introdução: Arquitectura de um sistema computacional; Sistemas Operativos Objectivos; Classificação de sistemas; Estrutura dos SO’s
      2. Gestão de processos: Processos; Threads; Escalonamento do CPU; Comunicação entre processos (IPCs);
      Sincronização entre processos
      3. Sistemas de ficheiros e Entrada/Saída
      4. Gestão de memória: Memória principal: paginação, segmentação; Memória virtual 


    • 6 ECTSAlgoritmia e Estruturas de Dados   

      Esta UC dá continuidade aos objectivos traçados para a unidade curricular de Algoritmia e Programação, no que diz respeito à formação de futuros profissionais de informática na área de programação de computadores (desenvolvimento de software), nomeadamente:
      • Consolidar conhecimentos de metodologias de análise e desenvolvimento de algoritmos;
      • Apresentar alguns algoritmos e estruturas de dados importantes na área das ciências da computação;
      Os alunos devem desenvolver aptidões e competências que permitam:
      • Adquirir conhecimento de Algoritmos e a sua complexidade.
      • Conhecer as principais Estruturas de Dados e seu tratamento em programação.
      • Conhecer conceitos introdutórios à programação orientada por objectos, com prática da linguagem de programação C#.

    • 6 ECTSArquitectura de computadores   

      1. Noções básicas sobre codificação de informação: Sistemas de numeração, conversão de bases; aritmética nas bases 2, 8 e 16; Representação de inteiros negativos em complemento para 2; Códigos numéricos e alfanuméricos;
      2. Circuitos básicos do hardware de um computador: Circuitos combinatórios: circuitos aritméticos, portas de terceiro-estado, memória ROM (Read-Only Memory); Circuitos sequenciais: registos e memória RAM (Random Access Memory);
      3. Computadores, microprocessadores e programação em Assembly: Arquitecturas de Harvard e de Von Neumann; Unidade Central de Processamento; estrutura interna; Conjunto de instruções; Microprocessadores CISC (Complete Instruction Set Computer) e RISC (Reduced Instruction Set Computer); Ciclo Busca-Execução; Modos de endereçamento; estruturas da programação procedimental; estruturas da programação
      procedimental: Subrotinas. O ponteiro de pilha; Interrupções e DMA (Direct Memory Access); organização da memória e dos periféricos num computador.

    • 6 ECTSCálculo Económico e Empresarial   

      • Desenvolver conhecimento e criar competências no domínio do Cálculo Económico e Empresarial.
      • Saber calcular juros em diversos regimes de capitalização,
      • Saber calcular equivalências de capitais, rendas e encargos de empréstimos.
      • Saber calcular e interpretar indicadores de rendibilidade empresarial.

    • 6 ECTSMatemática II   

      1. Matrizes
      a. Definição; Nomenclaturas; Conjunção, transposição e transconjugação;
      b. Álgebra de matrizes: Operações; Dependência e independência linear das filas da matriz; Característica. 
      c. Operações elementares. 
      d. Método de condensação para determinar a característica.
      e. Matriz inversa: definição; propriedades e cálculo.
      f. Determinantes
      2. Espaços vectoriais
      a. Definição e exemplos; Dimensão e Base; Aplicações lineares.
      b. Diagonalização de uma matriz. Teorema de Cayley Hamilton.
      c. Valores próprios e vectores próprios.
      d. Álgebra vectorial: Produto interno; norma e aplicações.
      3. Funções reais de variável vetorial
      a. Domínio; equação de um plano em R^n
      b. Vector normal a um plano
      c. Curvas de nível; representação gráfica em R^3
      d. Limites e continuidade
      4. Cálculo diferencial em R^n
      a. Derivadas parciais e derivada direccional
      b. Plano tangente: aproximação linear
      c. Regra da cadeia
      d. Optimização em R^n
      e. método dos multiplicadores de Lagrange
      5. Cálculo integral em R^n
      a. Integrais múltiplos e volumes
      b. Comprimento de uma curva e área de uma superfície
      c. Integração de campos vectoriais ao longo de uma curva
      d. Integração de campos vectoriais através de superfícies
      e. Teorema de Stokes e de Gauss

  • 3º Semestre

    • 6 ECTSEstatística   

      A unidade curricular de Estatística, integrada na área científica da Matemática, tem como principal objectivo a aquisição, pelos discentes, de capacidades e competências que lhes permitam resolver problemas básicos no registo, análise, representação e interpretação de dados estatísticos, bem como utilizar a teoria geral da probabilidade como ferramenta de aferição da inferência estatística, em previsão de modelos de processos decisórios.

    • 6 ECTSNoções fundamentais do Direito   

      1. Conhecimento da organização económica e social.
      2. Estudo da ordem jurídica da economia.
      3. Relevância da ordem económica comunitária
      4. Relevância da ordem económica constitucional
      5. Análise do acervo constitutivo do Direito Económico
      6. Aquisição de conhecimentos ao nível do sistema e do regime económico
      7. Estudo dos direitos e deveres económicos ao nível comunitário e constitucional
      8. Domínio da CRP ao nível da organização económica
      9. Estudo aprofundado do direito do mercado: concorrência, consumidores e publicidade
      10. Estudo de vários modelos de contratos económicos.

    • 6 ECTSContabilidade de Gestão   

      Desenvolver conhecimento e criar competências no domínio da gestão de operações e logística.
      Objetivos:
      • Saber analisar o ciclo de operações, na perspectiva da abordagem sistémica
      • Saber relacionar organização, gestão de processos e tecnologias.
      • Saber planear a logística das operações
      • Saber utilizar a inovação como modelo de gestão
      Competências:
      • Identificar a importância destas actividades no contexto global da empresa
      • Desenvolver a capacidade de articulação entre diversos domínios de actividade da empresa
      • Desenvolver e avaliar opções para fundamentar decisões de gestão
      • Utilizar ferramenta de suporte à gestão

    • 6 ECTSModelação e Bases de Dados   

      Os objectivos desta UC são:
      • Apresentar e fazer compreender a necessidade da modelação de dados no contexto dos Sistemas de Informação e o processo de desenvolvimento com a concepção de bases de dados;
      • Apresentar conceitos genéricos de sistemas de bases de dados relacionais;
      • Descrever o processo de modelação de dados (usando o modelo Entidade-Relacionamento e o modelo relacional).
      Pretende-se que os alunos obtenham e desenvolvam as seguintes competências:
      • Conhecer o modelo Entidade-Relação e o modelo relacional de dados;
      • Capacidade de compreender, construir e analisar bases de dados relacionais;
      • Capacidade para criar a estrutura da base de dados, a partir do modelo físico, usando DDL
      • Saber os fundamentos da linguagem SQL (quer como linguagem de definição de dados como de manipulação);
      • Capacidade para modelar, primeiro em ER e depois numa base de dados relacional, um problema de dimensão média; 
      • Sólido entendimento e capacidade de usar a linguagem SQL

    • 6 ECTSProgramação Orientada a Objectos   

      A linguagem Java: características específicas da linguagem. Introdução à sintaxe Java. Activação de métodos.
      - Programação orientada a objectos: Conceito de Classes, encapsulamento, visibilidade de atributos e
      métodos: modificadores e regras.
      - Estrutura de uma Classe: atributos, construtores, métodos (da instância – não static e da classe – static);
      - Criação de packages e utilização dos packages do Java;
      - O conceito de overload de construtores e métodos e quais as respectivas vantagens;
      - Herança simples e múltiplas: estrutura de um interface e vantagens de utilização;
      - O conceito de override e da instrução super;
      - Polimorfismo;
      - As instruções do Java para controlo de erros recuperáveis: try, catch, finally, throw e throws;
      - Bibliotecas de manipulação de ficheiros. Necessidade do interface Serializable;
      - O Java e as bases de dados: JDBC;
      - Bibliotecas de criação de ambientes gráficos (GUI): O Swing;
      - Diagrama de classes em UML. 

  • 4º Semestre

    • 6 ECTSDireito Económico   

      Ordem económica, ordem jurídica e ordem jurídica da economia
      Objectivos económicos da UE – linhas gerais; as liberdades económicas
      Direitos e deveres económicos na CRP
      Conceitos de agente económico, iniciativa económica e propriedade privada
      Princípios constitucionais da organização económica
      A intervenção do Estado na economia: intervenção directa e indirecta.
      O conceito de regulação económica.
      Os sectores de propriedade dos meios de produção
      As políticas económicas (agrícola, comercial e industrial)
      A defesa da concorrência
      A defesa do consumidor
      As normas sobre publicidade
      Os contratos económicos
      A regulação do sector financeiro
      A regulação do sector energético
      A regulação das telecomunicações 


    • 6 ECTSEngenharia de Software   

      1. O contexto da Engenharia de Software.
      2. Problemas no desenvolvimento de Sistemas de Informação.
      3. Conceitos relacionados com a disciplina de Engenharia Software.
      4. Visão geral de modelos de Processos de desenvolvimento de Sistemas de Informação.
      5. Principais actividades dos Processos de desenvolvimento de Sistemas de Informação.
      6. Metodologias ágeis.
      7. Exemplos de Processos e metodologias: Rational Unified Process, Iconix, XP, Scrum.
      8. Conceitos relacionados com Engenharia de Requisitos.
      9. Fases e Técnicas da Engenharia de Requisitos.
      10. Técnicas de Especificação de Requisitos.
      11. Modelação de Sistemas de Informação.
      12. Linguagem de Modelação em UML.

    • 6 ECTSAplicações de Bases de Dados   

      Objetivos: 
      • Definição de Análise de Sistemas e suas várias categorias
      • Descrever as diversas estruturas e tipos de transacções, modelos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e suas limitações
      Competências: 
      • Percepção dos conceitos de análise de sistemas no levantamento dos requisitos de uma aplicação de sistemas de informação.

    • 6 ECTSInvestigação Operacional   

      1 –Programação Linear

      1.1 – Formalização de problemas de programação linear;
      1.2 –Método Simplex;
      1.3 –Métodos Dual e Primal-Dual Simplex;
      1.4 –Método Simplex Revisto;
      1.5 – Dualidade e Interpretação Económica;
      1.6 – Análise de Sensibilidade.
      2 –Problema de Transporte
      3 – Problema de Afectação
      4 – Problema do Caixeiro Viajante 

    • 6 ECTSConceção e Planeamento de Sistemas de Informação   

      1 – Abordagem Conceptual dos Sistemas de Informação (SI)
      2 – SI nas organizações
      3 – Evolução e tipologia dos SI
      4 - Arquitectura de SI
      5 - Bases da concepção de SI
      6 - Planeamento dos SI
      7 - Controlo e Segurança dos SI


  • 5º Semestre

    • 6 ECTSGestão de Projectos   

      • Compreensão do papel dos Projectos e da Gestão de Projectos nas organizações.
      • Familiarização com as principais ferramentas e técnicas utilizadas na Gestão de Projectos.
      • Aprendizagem do standard de Gestão de Projectos baseada no PMBOK Guide.
      • Aprendizagem dos Grupos de Processos dos Projectos.
      • Aprendizagem das Áreas de Conhecimento Chave da Gestão de Projectos.
      • Aprendizagem das Áreas de Conhecimento de Suporte à Gestão de Projectos.
      • Aprendizagem das técnicas de Planeamento, definição do âmbito dos Projectos e estimativa de custos.
      • Familiarização com o Earned Value Management.
      • Utilização do MS Project nas diferentes componentes de um projecto, fases, actividades, tarefas, sub-tarefas, milestones, restrições e calendários. 

    • 6 ECTSSistemas de Suporte ao Negócio Electrónico   

      Objetivos: 
      • Definição de Comércio e Negócio Electrónico e suas várias categorias
      • Descrever as diversas estruturas e tipos de transacções, modelos, bem como os seus benefícios para as organizações, consumidores e sociedade e suas limitações
      Competências: 
      • Percepção dos conceitos de negócio feito electronicamente e manipulação de informação de forma a continuar o estudo da matéria

    • 6 ECTSSistemas de Apoio à Decisão   

      1. Decisão: processo e informação de apoio
      2. Sistema de apoio à decisão: características, tipologia
      3. Data Warehouses: características, motivações, Data Marts, metadados
      4. Data Mining: metodologias, técnicas, utilizações
      5. OLAP: arquitectura, operações, tipologia de drill
      6. Business Intelligence
      7. Customer Relationship Management (CRM)


    • 6 ECTSRedes e Comunicações   

      Proporcionar uma panorâmica geral e coerente sobre as arquitecturas de rede disponíveis. Nestas condições, são introduzidos conceitos básicos acerca de transmissão e comunicação de informação, descritos modelos de referência como o OSI e TCP/IP. As arquitecturas analisadas serão ilustradas com a apresentação das tecnologias Ethernet, Token Ring, FDDI e exemplos práticos de construção de redes locais e alargadas. 


    • 6 ECTSFinanças   

      Objetivos:
      • Promover a aquisição aprofundada e integrada conhecimentos básicos sobre um conjunto de conceitos e de instrumentos de gestão que são indispensáveis ao funcionamento da área financeira;
      • Alcançar um acentuado nível de entendimento sobre a prática de métodos e técnicas que possibilitem a compreensão das relações financeiras das organizações com outros agentes económicos.
      Competências:
      • O aluno tem de ser capaz de mostrar uma boa compreensão dos aspectos financeiros da gestão das organizações e as suas implicações nos seus objectivos económico-sociais e desenvolver competências no domínio das relações entre o Sistema de Informação de Gestão, o sistema informático que lhe serve de suporte e as informações necessárias às operações da área da Gestão Financeira.

  • 6º Semestre

    • 10 ECTSLaboratório de Projecto   

      Objetivos:
      • Rever e precisar conceitos relacionados com a elaboração de Projectos, pesquisa e referência bibliográfica;
      • Promover a aplicação de matérias aprendidas no curso e fomentar o estudo de novas tecnologias para aplicação prática na implementação de um Projecto
      • Incentivam-se colaborações com Empresas e outras Organizações, em particular, com fins não lucrativos (Associações culturais, desportivas ou de apoio social) que resultem no desenvolvimento de aplicações que utilizem as tecnologias de informação, privilegiando as novas tecnologias e soluções inovadoras, que sejam uma mais valia para estas Organizações e de experiência de Projecto real adquirida pelos alunos.
      • Nos projectos Teórico-Práticos pretende-se que o aluno adquira novas competências no conhecimento ou aprofundamento de temas do âmbito dos seus cursos, privilegiando a apresentação de "case-studies” e apresentando obrigatoriamente uma implementação prática no domínio estudado.

    • 5 ECTSGestão de Sistemas e Redes   

      • Adquirir os métodos e os conceitos que conduzem a uma gestão efectiva e eficiente dos sistemas distribuídos heterogéneos;
      • Aprofundar conhecimentos adquiridos na área de sistemas e redes;
      • Manipular ferramentas de gestão de sistemas e redes do ponto de vista de monitorização e alarmística;
      • Dotar os alunos de conhecimentos adequados para a elaboração de planos de implementação e monitorização de uma rede de sistemas;
      • Introduzir os alunos às boas práticas (standards) de governação;
      • Compreender e desenvolver competências no âmbito da gestão de sistemas de informação e nas redes.

    • 5 ECTSFiscalidade   

      1. Introdução à teoria dos impostos e dos sistemas fiscais

      2. O sistema fiscal português: caracterização geral
      3. A constituição fiscal: princípios e normas constitucionais que regem o sistema fiscal
      4. Panorama geral dos impostos sobre o rendimento, o consumo e o património
      5. Direitos e deveres dos contribuintes
      6. Benefícios, garantias e penalidades: Lei Geral Tributária, Infracções fiscais não aduaneiras e estatutos dos
      benefícios fiscais 

    • 5 ECTSInteligência Artificial   

      A disciplina analisa os algoritmos mais conhecidos e as suas aplicações à resolução de problemas.
      O principal foco é na racionalização com conhecimento através de representações de lógicas Proposicional e de 1ª ordem, utilização de métodos estruturados para tomada de decisões automatizada, com modelos probabilísticos e inferências daí resultantes.
      Após conclusão da disciplina os alunos deverão ter adquirido competências nos seguintes âmbitos:
      • Identificação dos vários tipos de agentes inteligentes
      • Conhecimento dos principais algoritmos utilizados em pesquisa
      • Métodos de representação do conhecimento mais divulgados
      • Tomada de decisões em situações de incerteza
      • Aprendizagem com a experiência

    • 5 ECTSSegurança Informática   

      Objetivos:
      1. Promover a aquisição integrada de conhecimentos básicos de conceitos e mecanismos de Segurança em Sistemas Informáticos e Sistemas de Informação, proporcionando uma compreensão analítica e estratégica da sua problemática da segurança;
      2. Estudar vulnerabilidades de sistemas de informação ligados por redes informáticas e a possibilidade de soluções de segurança.
      Competências:
      1. Capacidade para compreender integralmente a especificidade das actividades e técnicas utilizadas no domínio da Segurança Informática;
      2. Desenvolver competências para interpretar a Segurança Informática, as suas necessidades, problemas e as soluções possíveis no contexto dos Sistemas de Informação informatizados;
      3. Capacidade para configurar ferramentas de segurança, nomeadamente firewalls e sistemas de detecção de intrusões e utilizar mecanismos de autenticação, de assinatura digital, de protecção de sistemas e domínios administrativos e implementação de redes privadas virtuais seguras.