Universidade Autónoma de Lisboa
EN
Above Content

Unidades Curriculares

Search

Pesquisa
Content
Unidades Curriculares
Article / Section
Home > > > >

Unidades Curriculares

 Clique nos títulos das Unidades Curriculares para ver uma descrição das mesmas.

  • 1º Semestre

    • 2 ECTSMetodologia do Trabalho Científico   

      1. Distinguir o conhecimento científico de outros tipos de conhecimento, como o religioso, o senso comum e o filosófico.
      2. Compreender o método científico e as suas especificidades nas ciências humanas e sociais.
      3. Conhecer os principais métodos de investigação utilizados nas ciências sociais, especialmente nas ciências da comunicação.
      4. Conhecer o processo de planeamento de uma investigação científica.
      5. Aprender a utilizar a linguagem e as normas técnicas adequadas para a elaboração de um trabalho científico.
      6. Construir um projecto de investigação.

      Ao concluir a UC os alunos deverão:

      1. Saber distinguir o conhecimento científico de outros tipos de conhecimento.
      2. Conhecer as especificidades do método científico nas ciências humanas e sociais.
      3. Dominar as normas para elaboração de um trabalho científico.
      4. Ser capazes de planear e construir um projecto de investigação.

       

    • 3 ECTSTecnologias da Arquitectura I   

      No último ano do 1º ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura as UC’s de Tecnologias V e Tecnologias VI, devem garantir a conclusão da aquisição de conhecimentos basilares relativos à dimensão construtiva do espaço arquitectónico, e simultaneamente familiarizar os discentes com os instrumentos e procedimentos necessários à representação, comunicação e análise das diversas opções construtivas.

      Num 1º momento os discentes resolvem e representam um conjunto de situações construtivas genéricas de um "edifício” hipotético recorrendo a soluções variadas mas correntes, permutando entre si as diversas soluções.

      Num 2º momento, e em função do programa em desenvolvimento no exercício das UC\'s de Projecto, serão realizados exercícios de resolução de situações construtivas significativas e caracterizantes das diversas soluções em curso.

      Em complemento são apresentadas aulas teóricas de análise e descrição do sistema construtivo de edifícios exemplares.

    • 11 ECTSProjecto I   

      Iniciação gradua à complexidade disciplinar da Arquitectura, tornando familiares, quer o maior número de especificidades espaciais, quer os conceitos concorrentes para a sua caracterização quer, ainda, os instrumentos e procedimentos necessários à sua representação e comunicação.

      Análise dos elementos constituintes do espaço urbano, identificando as experiências espacio-temporais significantes e abrindo o "saber científico” à apropriação criativa, possibilitando a invenção. Descoberta dos "mecanismos” da composição.

      Iniciação gradual às problemáticas de Projecto – Da Cidade à Casa/Da Casa à Cidade; do levantamento gráfico

    • 4 ECTSHistória da Arquitectura I   

       A UC permite ao aluno conhecer as fontes da Arquitectura e do Urbanismo ocidentais desde as origens até ao final do Mundo Antigo, tendo em conta a especificidade de cada contexto espacio-temporal. Pretende-se apetrechar o aluno com a utensilagem teórica e metodológica.

      Pretende-se que, do ponto de vista dos conteúdos, o aluno: 

      1. identifique os exemplos mais representativos das formas arquitectónicas; 
      2. reconheça os aspectos sociais, culturais, económicos, políticos e simbólicos;
      3. identifique e compreenda os cruzamentos, sobreposições e encadeamentos formais e semânticos; 
      4. possa estabelecer relações fundamentadas de analogia ou de confronto formal, funcional,e de significado.

      Pretende-se que o aluno conheça e utilize: 

      1. recepção crítica da imagem; 
      2. vocabulário específico; 
      3. os protocolos metodológicos do trabalho académico; 
      4. se familiarize com as principais fontes de informação textual, gráfica e iconográfica

    • 3 ECTSGeometria I   

       O objectivo da unidade curricular consiste na iniciação às práticas de representação, enquanto ferramentas para "desenhar arquitectura”, segundo os diversos métodos codificados e universais, como linguagens de comunicação, em graus de maior exigência e complexidade.

    • 6 ECTSDesenho I   Carlos Nogueira

      O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento do sentido crítico, criativo e interpretativo através do desenho. Parte-se do espaço como objeto de estudo, convocando o domínio dos materiais manuais e mentais através da experiência de utilização de várias técnicas, métodos e processos gráficos.

  • 2º Semestre

    • 6 ECTSDesenho II   Carlos Nogueira

      O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento do sentido crítico, criativo e interpretativo através do desenho. Partese do espaço como objeto de estudo, convocando o domínio dos materiais manuais e mentais através da experiência de utilização de várias técnicas, métodos e processos gráficos. Desenho II relaciona-se com o trabalho de Arquitetura para lá dos limites estritamente disciplinares.

    • 2 ECTSGeografia e Território   

      1. Conhecer e compreender os conceitos básicos da Geografia, assim como as suas áreas de atuação.
      2. Conhecer e aplicar as bases para a produção e utilização de cartografia analógica e digital.
      3. Conhecer a evolução territorial de Portugal.
      4. Compreender a importância do Ordenamento do Território.
      5. Conhecer as diversas dimensões do território, nas suas vertentes biótica, abiótica e antrópica.
      6. Estabelecer uma relação interpretativa entre questões globais e locais.

      Pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:

      1. Capacitação para uma análise do território.
      2. Manipulação de conceitos elementares na leitura e produção de cartografia.
      3. Compreensão dos aspetos teórico-práticos de uma boa prática de Ordenamento do Território.
      4. Aquisição de saberes que permitam uma análise territorial local, mas assente em premissas globais.
      5. Compreensão a inter-relação dos conceitos adquiridos com a teoria e a prática da arquitectura.

    • 3 ECTSGeometria II   

       O objectivo da unidade curricular, neste segundo e último semestre, consiste num maior desenvolvimento das práticas de representação, enquanto ferramentas para "desenhar arquitectura”, segundo os diversos métodos codificados e universais, como linguagens de comunicação, em graus de maior exigência e complexidade.

    • 4 ECTSHistória da Arquitectura II   

       UC permite ao aluno conhecer o percurso da Arquitectura e do Urbanismo ocidentais durante a Idade Média em sentido lato (sécs. V-XV). 

      Pretende-se que o aluno: 

      1. identifique e conheça os exemplos mais representativos; 
      2. reconheça na arquitectura a mais transversal das artes; 
      3. identifique e compreenda os cruzamentos, sobreposições e encadeamentos formais e semânticos; 
      4. exercite a capacidade de estabelecer relações fundamentadas de analogia ou de confronto formal e de significado..

      Sobre o método de aprendizagem, pretende-se que o aluno: 

      1. desenvolva as suas capacidades de recepção crítica da imagem; 
      2. conheça e utilize o vocabulário específico; 
      3. conheça e utilize os protocolos metodológicos do trabalho académico,
      4. se familiarize com as principais fontes de informação.

    • 3 ECTSTecnologias da Arquitectura II   

      Considera-se fundamental dar a conhecer aos alunos a evolução dos sistemas construtivos e das tecnologias utilizadas ao longo da história e as suas implicações na definição da materialidade dos edifícios. De igual modo é da maior relevância a compreensão das realidades construídas do seu quotidiano e o despertar da sua capacidade de olhar e de analisar. De igual modo constitui um objetivo a progressiva aproximação ao entendimento de um edifício na sua globalidade muito concretamente o conhecimento de todas as suas componentes e da complexidade que as mesmas poderão assumir.

    • 11 ECTSProjecto II   

      Iniciação dos discentes à complexidade disciplinar da Arquitectura (da cidade aos objectos arquitectónicos),tornando familiares, quer o maior número de especificidades espaciais, quer os conceitos concorrentes para a sua caracterização quer os instrumentos e procedimentos necessários à sua representação e comunicação.

  • 3º Semestre

    • 3 ECTSDesenho III   Egas José Vieira

      O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento das capacidades de observação e análise de modo a que o desenho, como reprodução gráfica dos objetos reais ou imaginados cumpra o seu papel na comunicação e análise dos desejos arquitetónicos.

    • 2 ECTSEstática I   

      Domínio dos conceitos básicos da estática, nomeadamente os que se referem aos princípios fundamentais da mecânica Newtoniana, aplicada aos pontos materiais – sistemas de forças/equilíbrio e aos corpos rígidos – forças externas e internas, sistemas equivalentes de forças e binários de forças/momentos.

      Domínio da análise de estruturas isostáticas com cargas concentradas e distribuídas, reacções e equilíbrio de forças.

    • 4 ECTSHistória da Arquitectura III   

      A UC permite ao aluno conhecer o percurso da Arquitectura e do Urbanismo ocidentais durante os séculos XV e XVI em sentido lato, e nos contextos ibérico e português.

      Especificamente, pretende-se que, do ponto de vista dos conteúdos, o aluno: 

      1. identifique e conheça os exemplos mais representativos das formas arquitectónicas e urbanas do passado renscentista nos seus componentes espaciais, morfológicos, funcionais e construtivos; 
      2. reconheça na arquitectura a mais transversal das artes (social e cultural, económico, político e simbólico); 
      3. identifique e compreenda os cruzamentos, sobreposições e encadeamentos formais e semânticos das diferentes linguagens arquitectónicas e configurações urbanas; 
      4. exercite a capacidade de estabelecer relações fundamentadas de analogia ou de confronto formal, funcional, de significado e outros através dos diferentes contextos temporais referenciados.

    • 2 ECTSInformática I   

      O objectivo da unidade curricular consiste em habilitar os alunos a trabalhar com soluções de CAD orientadas para a representação da Arquitectura em 2D, 3D e apresentações mistas.

      Ao longo da unidade curricular o aluno vai assimilar o funcionamento de varias ferramentas 2D e 3D assim como um leque de princípios da computação gráfica e conhecimentos mais avançados que lhe permitirão no futuro interagir com qualquer programa de CAD e desenvolver com bases a sua actividade através de desenho assistido por computador.

      A partir de desenhos em papel ou rasterizados o aluno terá de saber desenhar, em Cad rigoroso 2D, plantas cortes e alçados; e em seguida ser capaz de construir modelos 3D de Arquitectura.O aluno deverá adquirir conhecimentos na diferenciação entre as várias entidades de desenho 2D assim como as suas diferentes propriedades que definem e caracterizam a qualidade das apresentações e dos desenhos finais de projecto.

    • 3 ECTSMatemática   

      Desenvolver os conceitos de áreas específicas da matemática, considerados fundamentais para a formação pessoal de um arquiteto e para a implementação nas cadeiras de Física, Física dos Edifícios 1 e 2 e Estruturas.

      Adquirir competências para a utilização da simbologia abstrata da linguagem matemática na quantificação e resolução de problemas. Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo e os conhecimentos de geometria e visão espacial.

    • 12 ECTSProjecto III   

      Objectivos da UC

      No início pretende-se avaliar a capacidade de manuseamento formal pelo "desejo” da criação arquitectónica, a partir de um estímulo visual concreto – uma edificação existente. Coloca-se a aproximação conceptual ao problema do projecto como objectivo estruturante: identificação, invenção e construção.

      Competências da UC

      No decorrer do semestre pretende-se que, após a compreensão, quer das características morfológicas e tipológicas do tecido urbano em estudo, quer da organização deste na formação de bairro ou zona, no contexto das respectivas localizações de entre os vários limites dos territórios em estudo, sejam desenhadas propostas específicas para a criação de um sistema de construção que possibilite o diálogo urbano entre os eixos viários e a cidade consolidada.

    • 4 ECTSTecnologias da Arquitectura III   

      É objectivo fundamental deste semestre a compreensão dos principais aspectos associados à natureza geográfica e geológica de um terreno e os principais sistemas estruturais e construtivos presentemente utilizados na construção: betão; aço; madeira e pedra, bem como a compreensão dos processos de construção que estes principais sistemas implicam.

      É ainda objectivo que o aluno comece a integrar na unidade curricular de Projecto os conhecimentos adquiridos nesta unidade curricular ao longo do semestre através de desenhos simples de detalhe e pormenorização nas diferentes escalas.

      Em paralelo com os objectivos principais identificados acima ir-se-á dando a conhecer aos alunos algunsaspectos relativos a recentes inovações tecnológicas no domínio da construção, bem como das suas diversascomponentes/materiais e suas especificidades.

  • 4º Semestre

    • 3 ECTSDesenho IV   Egas José Vieira

      O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento das capacidades de observação e análise de modo a que o desenho, como reprodução gráfica dos objetos reais ou imaginados, cumpra o seu papel na comunicação e análise dos desejos arquitetónicos. Estende-se o objetivo à compreensão da estrutura do espaço urbano e dos seus modos de habitabilidade.


    • 2 ECTSEstática II   

      • Domínio dos conceitos da estática, nomeadamente os que se referem aos princípios fundamentais da mecânica Newtoniana, aplicada aos sistemas de forças/equilíbrio e aos corpos rígidos – forças externas e internas, sistemas equivalentes de forças e binários de forças/momentos.
      • Domínio da análise de estruturas isostáticas com cargas concentradas e distribuídas, reacções e equilíbrio de forças.
      • Distribuição de esforços Normais, Transverso e Momento.
      • Inércia e deformação de peças estruturais.

    • 3 ECTSFísica   

      A UC tem como objetivo apresentar aos alunos de Arquitetura os conceitos de Física que permitam interpretar o meio que nos rodeia, com especial enfase nos temas que se relacionam mais diretamente com a Arquitetura.

      Os conhecimentos adquiridos nesta UC terão aplicação nas cadeiras seguintes como a Física dos Edifícios 1 e 2 e Estruturas. Igualmente importante é o desenvolvimento do raciocínio na interpretação de problemas e na utilização da Matemática como linguagem privilegiada da Física.

    • 4 ECTSHistória da Arquitectura IV   

      A UC permite ao aluno conhecer o percurso da Arquitectura e do Urbanismo ocidentais durante os séculos XV e XVI em sentido lato, e nos contextos ibérico e português.

      Especificamente, pretende-se que, do ponto de vista dos conteúdos, o aluno: 

      1. Identifique e conheça os exemplos mais representativos das formas arquitectónicas e urbanas do passado renascentista nos seus componentes espaciais, morfológicos, funcionais e construtivos; 
      2. Reconheça na arquitectura a mais transversal das artes (social e cultural, económico, político e simbólico); 
      3. Identifique e compreenda os cruzamentos, sobreposições e encadeamentos formais e semânticos das diferentes linguagens arquitectónicas e configurações urbanas; 
      4. Exercite a capacidade de estabelecer relações fundamentadas de analogia ou de confronto formal, funcional, de significado e outros através dos diferentes contextos temporais referenciados.

    • 2 ECTSInformática II   

      O objectivo da unidade curricular consiste em habilitar os alunos a trabalhar com soluções de CAD orientadas para a representação da Arquitectura em 2D, 3D e apresentações mistas.

      Ao longo da unidade curricular o aluno vai assimilar o funcionamento de varias ferramentas 2D e 3D assim como um leque de princípios da computação gráfica e conhecimentos mais avançados que lhe permitirão no futuro interagir com qualquer programa de CAD e desenvolver com bases a sua actividade através de desenho assistido por computador.

      A partir de desenhos em papel ou rasterizados o aluno terá de saber desenhar, em Cad rigoroso 2D, plantas cortes e alçados; e em seguida ser capaz de construir modelos 3D de Arquitectura.

      O aluno deverá adquirir conhecimentos na diferenciação entre as várias entidades de desenho 2D assim como as suas diferentes propriedades que definem e caracterizam a qualidade das apresentações e dos desenhos finais de projecto.

    • 12 ECTSProjecto IV   

      Objectivos da UC

      Propõe-se estimular nos alunos uma invenção formal. A esta associa-se a vontade de rigor e aprofundamento necessários à construção de um projecto em que a parte ocorre sempre para a clarificação do todo. Pretende-se que o aluno consiga produzir uma síntese racional, sobretudo referida à disciplina de Arquitectura, bem como o desenvolvimento e consolidação dos códigos e instrumentos de comunicação e construção (desenhos e maquetas). O objectivo é sensibilizaro aluno para a finalidade principal de um projecto: a sua materialização.

      Competências da UC

      Colocar a questão quer no concreto, quer no pleno usufruto do espaço, bem como nas escolhas dos materiais que caracterizam o ambiente desenvolvido, com a finalidade de criar um discurso arquitectónico consistente..

      Pretende-se familiarizar os alunos com as regras de representação de uma escala de comunicação de projecto ao nível da figura de "Projecto de Licenciamento”.

    • 4 ECTSTecnologias da Arquitectura IV   

      Será um objectivo fundamental deste semestre alunos conhecerem os principais critérios exigenciais e as principais características e sistemas construtivos utilizados na construção dos vários tipos de paredes, pavimentos e coberturas.

      Será, ainda, objectivo que o aluno comece a integrar na cadeira de Projecto os conhecimentos adquiridos nesta Unidade Curricular ao longo do semestre através de desenhos simples de detalhe e pormenorização nas diferentes escalas.

      Em paralelo com os objectivos principais identificados acima ir-se-á dando a conhecer aos alunos alguns aspectos relativos a recentes inovações tecnológicas no domínio da construção, bem como das suas diversas componentes/materiais e suas especificidades.

  • 5º Semestre

    • 2 ECTSAntropologia do Espaço   

      O objetivo da unidade curricular é estabelecer relações entre a Antropologia do Espaço e a Arquitetura, familiarizando o aluno com as diferentes formas de representação coletiva do espaço. O objetivo consiste ainda no desenvolvimento da capacidade de compreensão das múltiplas formas de vivência e representação do espaço.
    • 3 ECTSEstruturas I   

      Conceitos fundamentais da resistência dos materiais, nomeadamente os que se referem ao comportamento depeças lineares – Relações tensão/extensão e dimensionamento/verificação da segurança das mesmas.

    • 2 ECTSFilosofia-Estética   

      Parte-se da premissa que, em certas condições, se pode classificar a arquitectura em duas classes: como objecto e como fundo, paisagem, cenário. E tenta-se proceder à descrição das diferentes possibilidades de experiência, conhecimento e contemplação das coisas arquitectónicas.

      O conceito de objecto aqui em causa apresenta dificuldades muitas vezes inultrapassáveis por significar mais do que a sua matéria e forma suportam e por serem objectos que através de uma linguagem e gramáticas muito próprias falam e dizem coisas acerca do mundo e de si próprios. 

      Objectos estes em que a forma de os pensar não é racional, mas sensível e sentimental.Com a questão do objecto arquitectónico surge o modo humano de fabricar espacialidade e de fundar distinções entre as diferentes regiões espaciais.Assim, o gesto arquitectónico revela-se não como trabalho formal e funcional, mas como ferramenta reflexiva e a arquitectura como um ‘peculiar objecto do pensamento’ que é importante compreender.

    • 4 ECTSFísica dos Edifícios I   

      Dotar os alunos de arquitetura com os conhecimentos necessários de física, sobretudo termodinâmica, para que no final da UC estejam desenvolvidas as competências necessárias à análise e calculo aproximado do comportamento térmico de edifícios, bem como o despertar do sentido crítico para edifícios eficientes e a utilização racional da energia.

    • 4 ECTSHistória da Arquitectura V   

      UC permite ao aluno conhecer o percurso da Arquitectura e do Urbanismo ocidentais durante os séculos XIX e XX em sentido lato, integrando-o no processo de formação da cultura europeia e tendo em conta a especificidade de cada contexto espacio-temporal particular, designadamente os contextos ibérico e português.

      Pretende-se que, do ponto de vista dos conteúdos, o aluno:

      1. identifique e conheça os exemplos representativos das formas arquitectónicas e urbanas da contemporaneidade nos seus componentes espaciais, morfológicos, funcionais e construtivos;
      2. reconheça na arquitectura a mais transversal das artes, sedentarizadas em todos os seus aspectos (social e cultural, económico, político e simbólico);
      3. identifique e compreenda os cruzamentos, sobreposições e encadeamentos formais e semânticos das diferentes linguagens arquitectónicas e configurações urbanas;
      4. exercite a capacidade de estabelecer relações fundamentadas de analogia ou de confronto formal, funcional, de significado.
    • 12 ECTSProjecto V   

      A Unidade Curricular Projecto V corresponde ao fecho do 1º Ciclo de Estudos em Arquitectura. É objectivo da UC a leitura crítica de uma determinada realidade no tempo, assimilando a Teoria e a História da Arquitectura,bem como a Materialidade e ainda nos procedimentos necessários à sua representação e comunicação. 

      Os alunos deverão adquirir competências de análise dos elementos constituintes do Território, da Cidade, do Espaço Urbano, da Morfologia Urbana identificando as experiências espacio-temporais significantes e abrindo o "saber científico” à apropriação criativa, possibilitando a invenção.

    • 3 ECTSTecnologias da Arquitectura V   

       

  • 6º Semestre

    • 2 ECTSSociologia Urbana   

      Constitui objectivo desta unidade curricular esclarecer sobre a função da Sociologia e o contributo da perspectiva sociológica na prática da Arquitectura, alertando para o tipo de responsabilidade e a "rentabilidade” sociais do arquitecto. Sendo verdade que não existe um laço mecânico entre a organização do espaço e a estruturação da sociedade, há sempre fortes cumplicidades que obrigam à recusa da ideia de que a própria Arquitectura e o planeamento urbanístico operam algures entre o papel, a maqueta e o vazio social.

      Pretende-se clarificar como tem desvendado a Sociologia Urbana essas cumplicidades. Confronta-se o aluno com as temáticas em torno das quais se têm gerado as maiores oposições no interior da disciplina – a existência de um objecto teórico específico, a posição das cidades no sistema mundial, as desigualdades na organização urbana, a cidade e as culturas que a atravessam, a cidade como texto, as práticas políticas urbanas ou as relações entre o campo e a cidade.

    • 2 ECTSEconomia da Construção   

      A economia da construção é uma área do conhecimento instrumental para os arquitectos nas diferentes fases da vida dos edificios. Nesta disciplina, iremos dar a conhecer aos alunos todas estas fases, nomeadamente, a fase de concepção (que mais influencia a vida futura dos edifícios), a que corresponde o projecto de arquitectura (, mas também, a fase de construção, de manutenção, de conservação, de reabilitação (em função do desempenho e satisfação futura dos utilizadores) e de exploração dos edifícios (ou seja, os gastos e os consumos pela sua operação) que no seu conjunto definimos por vida útil de uma construção.

      Colocam-se hoje exigências às construções que decorrem de objectivos e predicados de funcionalidade,segurança, durabilidade, estética e também económicos, a que os edifícios têm necessariamente de responder. O objectivo passa por dar competências aos alunos a pensarem os projectos de modo a incorporarem soluções que consistam em baixar os custos dos edifícios.

    • 3 ECTSEstruturas II   

      Conceitos fundamentais da resistência dos materiais, nomeadamente os que se referem ao comportamento de peças lineares – Relações tensão/extensão e dimensionamento/verificação da segurança das mesmas.

      Compreensão do funcionamento das construções na sua vertente estrutural e de fundações, nomeadamente os relacionados com o comportamento estrutural e com os aspectos conceptuais interligados com os materiais interessados/disponíveis e os aspectos construtivos propriamente ditos.

    • 4 ECTSFísica dos Edifícios II   

      A Unidade Curricular aborda temas fundamentais para a concepção de um edifício com um carácter moderno,confortável e sustentável:

      1. Ventilação e renovação do ar;
      2. Iluminação;
      3. Condicionamento acústico.

      Após aprovação em FEII, o aluno deverá ser capaz de:

      1. Perceber como o edifício interage com o vento;
      2. Reconhecer os mecanismos físicos responsáveis pela ventilação natural e mecânica; dimensionar sistemas simples de ventilação natural;
      3. Dimensionar e especificar soluções construtivas para iluminação natural;
      4. Dimensionar sistemas simples de iluminação artificial;
      5. Perceber a necessidade de condicionamento acústico nos edifícios; dimensionar soluções construtivas para condicionamento acústico de edifícios.

    • 4 ECTSHistória da Arquitectura VI   

      A UC permite ao aluno conhecer o percurso da Arquitectura e do Urbanismo ocidentais durante os séculos XIX e XX em sentido lato, integrando-o no processo de formação da cultura europeia e tendo em conta a especificidade de cada contexto espacio-temporal particular, designadamente os contextos ibérico e português. 

      Pretende-se que, do ponto de vista dos conteúdos, o aluno: 

      1. identifique e conheça os exemplos representativos das formas arquitectónicas e urbanas da contemporaneidade nos seus componentes espaciais, morfológicos, funcionais e construtivos; 
      2. reconheça na arquitectura a mais transversal das artes,em todos os seus aspectos (social e cultural, económico, político e simbólico); 
      3. identifique e compreenda os cruzamentos, sobreposições e encadeamentos formais e semânticos das diferentes linguagens arquitectónicas e configurações urbanas; 
      4. exercite a capacidade de estabelecer relações fundamentadas de analogia ou de confronto formal, funcional, de significado.

    • 12 ECTSProjecto VI   

      A Unidade Curricular Projecto VI corresponde ao fecho do 1º Ciclo de Estudos em Arquitectura. É objectivo da UC a leitura crítica de uma determinada realidade no tempo, assimilando a Teoria e a História da Arquitectura,bem como a Materialidade e ainda nos procedimentos necessários à sua representação e comunicação. Os alunos deverão adquirir competências de análise dos elementos constituintes do Território, da Cidade, do Espaço Urbano, da Morfologia Urbana identificando as experiências espacio-temporais significantes e abrindo o "saber científico” à apropriação criativa, possibilitando a invenção.

    • 3 ECTSTecnologias da Arquitectura VI   

      No último ano do 1º ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura as UC\'s Tecnologias V e Tecnologias VI, devem garantir a conclusão da aquisição de conhecimentos basilares relativos à dimensão construtiva do espaço arquitectónico, e simultaneamente familiarizar os discentes com os instrumentos e procedimentos necessários à representação, comunicação e análise das diversas opções construtivas.

      Num 1º momento os discentes resolvem e representam um conjunto de situações construtivas genéricas de um "edifício” hipotético recorrendo a soluções variadas mas correntes, permutando entre si as diversas soluções.

      Num 2º momento, e em função do programa em desenvolvimento no exercício das UC\'s de Projecto, serão realizados exercícios de resolução de situações construtivas significativas e caracterizantes das diversas soluções em curso.

      Em complemento são apresentadas aulas teóricas de análise e descrição do sistema construtivo de edifícios exemplares.