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Unidades Curriculares - 1º Ciclo

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Unidades Curriculares - 1º Ciclo
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Prof. Doutor Filipe Vasconcelos Romão

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Prof. Doutor Filipe Vasconcelos Romão

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  • 1º Semestre

    • 6.5 ECTSHistória das Relações Internacionais I   

      • Compreender e interpretar a evolução das Relações Internacionais desde a Antiguidade Clássica ao início do século XX;
      • Aprofundar o conhecimento das grandes transformações históricas operadas no mesmo período;
      • Utilizar a bibliografia essencial e fontes de interesse para o estudo da História das Relações Internacionais;
      • Desenvolver metodologia adequada à investigação histórica das Relações Internacionais;
      • Explicar a natureza do sistema político internacional, construído à volta do Estado soberano e de instituições como a diplomacia, o direito internacional, o comércio, a expansão imperial, as guerras e as alianças.
      • Adquirir competências no âmbito da investigação historiográfica e documental.
      • Aperfeiçoar a forma de comunicar no âmbito da disciplina de História das Relações Internacionais, através de diversos meios e com públicos-alvo diferenciados.

    • 6.5 ECTSOrganizações Internacionais   

      Objetivos:
      • Conhecer a origem e a evolução das OI
      • Sistematizar as suas características como forma de cooperação internacional e na qualidade de garantes da governação global
      • Reflectir a relação entre realidade internacional e o funcionamento das OI
      • Promover a reflexão sobre a origem e evolução da ONU, articulada com os principais actores nos planos político-diplomáticos
      • Identificar e conhecer a acção das organizações continentais, regionais ou especializadas, considerando a complexidade do sistema internacional e os novos actores.
      Competências:
      • Identificar as contribuições teóricas para o estudo das OI
      • Compreender e analisar os seus mecanismos
      • Identificar, seleccionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas;
      • Desenvolver capacidade de reflexão crítica
      • Analisar o funcionamento e o processo de decisão das OI
      • Reconhecer a importância das OI no quadro diplomático multilateral
      • Compreender o papel de Portugal como membro nas OI

    • 5 ECTSDireito Internacional I   

      • Aquisição dos principais conceitos e princípios do Direito Internacional Público.
      • Análise critica das potencialidades e limitações do Direito Internacional na regulação do sistema internacional na era da globalização, em especial a capacidade de responder aos desafios que decorrem da crescente participação de actores não-soberanos e da emergência de novas modalidades de produção de regras globais.
      • Estimular uma abordagem interdisciplinar articulando a dimensão normativa do Direito Internacional e a dimensão das relações internacionais na compreensão dos processos internacionais e das limitações de eficácia do próprio direito internacional.
      • Conhecimento da evolução da jurisprudência internacional através do estudo de casos de referência.
      • Aquisição de competências de comunicação de ideias e de reflexão critica sobre os textos analisados.
      • Aquisição de competências de argumentação no contexto do debate de ideias e participação em sessões públicas.

    • 6 ECTSMétodos de Trabalho Científico   

      Objetivos gerais:
      • Apreender e desenvolver o processo da investigação científica, como processo de produção e comunicação do conhecimento, e reconhecendo o planeamento da pesquisa como economia de tempo e racionalização de recursos
      • definir necessidades informativas: como aceder à informação, avaliá-la e organizá-la
      • Adquirir instrumentos metodológicos para redigir trabalhos académicos com rigor, sistematização e espírito crítico; noções de escrita adequada, coerência interna e uniformização de critérios na metodologia de citação.
      Objectivos específicos:
      • Caracterizar o conhecimento científico
      • Identificar os métodos e técnicas de pesquisa
      • Conhecer as principais fontes de informação
      • Identificar e caracterizar os tipos de trabalhos científico-académicos
      • Planear e executar uma Pesquisa Bibliográfica e elaborar um Projecto de Investigação
      • Produzir um trabalho monográfico seguindo as normas documentais de referenciação bibliográfica.

    • 6 ECTSInglês I   

      • Desenvolvimento das competências comunicacionais, nomeadamente a compreensão, a nível oral e no plano escrito, de vocabulário, estruturas e mensagens curtas e claras; a capacidade de comunicar oralmente informações básicas; a leitura de um livro de nível adequado, bem como a sua análise e comentário; a produção de textos curtos sobre actividades diárias e temas britânicos de natureza sociocultural.
      • Na compreensão oral entender vocabulário relativo ao próprio, à sua família e ao ambiente que o rodeia; compreender expressões e vocabulário corrente em áreas importantes ao nível do quotidiano.
      • Na leitura reconhecer nomes familiares e ler textos.
      • No falar, interacção oral, compreender o discurso coloquial, perguntar e responder a questões do quotidiano, trocar informações. Na produção oral dar informações pessoais, prestar esclarecimentos sobre emprego/interesses pessoais/educação.
      • Escrever uma carta, email ou postal, elaborar o seu CV e uma pequena bibliografia.

  • 2º Semestre

    • 6.5 ECTSHistória das Relações Internacionais II   

      • Compreender e interpretar a evolução das Relações Internacionais desde o início do século XX;
      • Explicar a natureza do sistema político internacional a partir do conceito de Estado soberano e de instituições como a diplomacia, o direito internacional, a expansão imperial, as guerras e as alianças;
      • Aprofundar o conhecimento das grandes transformações históricas operadas no mesmo período;
      • Utilizar a bibliografia essencial e fontes de interesse para o estudo da História das Relações Internacionais;
      • Explicar a evolução do sistema político internacional como causa dos dois conflitos mundiais;
      • Compreender as alterações verificadas no plano geoestratégico e geopolítico como consequência da Segunda Guerra Mundial;
      • Adquirir competências no âmbito da investigação historiográfica e documental;
      • Compreender a origem e a evolução das grandes questões das relações internacionais contemporâneas, como o humanismo, o realismo, o nacionalismo, o socialismo, o pacifismo, e o pluralismo.

    • 6.5 ECTSMundo Contemporâneo   

      Objetivos:
      • a aquisição de conhecimentos, com base numa reflexão crítica, sobre os principais acontecimentos que marcaram a evolução das sociedades mundiais e que caracterizam o Mundo Contemporâneo, assim como os principais factores de transição política, económica e sociocultural
      • a coompreensão dos mais relevantes processos de transição que levaram à formação das sociedades contemporâneas, distinguindo as dimensões económico-social, político-institucional e sociocultural
      • o estímulo ao desenvolvimento de técnicas de auto-aprendizagem.
      As competências esperadas a adquirir pelo aluno são:
      • o conhecimento dos principais elementos de caracterização do mundo contemporâneo nos domínios económico, político, sócio-cultural e de enquadramento internacional
      • a capacidade de seleccionar fontes de informação adequadas aos objectivos das pesquisas
      • a aptidão para a análise crítica no debate de ideias

    • 5 ECTSDireito Internacional II   

      • Conhecimento sobre o conteúdo e aspectos fundamentais dos principais regimes internacionais, designadamente o direito internacional económico, o direito internacional do ambiente e as questões da guerra e da paz no sistema internacional.
      • Estimular uma abordagem interdisciplinar através de uma maior articulação e interacção entre a dimensão normativa do Direito Internacional e a dimensão das relações internacionais na compreensão dos processos internacionais e das limitações de eficácia do próprio direito internacional.
      • Conhecimento da jurisprudência internacional e da aplicação em concreto das normas internacionais através do estudo de casos de referência.
      • Desenvolver uma capacidade de análise critica sobre o potencial e as limitações do Direito Internacional num contexto

    • 6 ECTSComunicação e Cultura   

      A unidade curricular constitui uma introdução ao estudo da Cultura e da Comunicação no mundo contemporâneo, adaptada à formação oferecida pela Licenciatura em Relações Internacionais. 

      Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos essenciais sobre a evolução moderna da ideia de Cultura e sua importância e diversidade no Mundo actual, bem como sobre o funcionamento, os procedimentos e a influência dos actuais meios de Comunicação e dos media globalmente considerados na vida contemporânea. Da formação oferecida deverá resultar uma boa compreensão, actualizada e especializada, sobre o lugar e o papel da Cultura e da Comunicação, em particular nas sociedades democráticas.

    • 6 ECTSInglês II   

      • Desenvolvimento das competências comunicacionais (compreender/compreensão oral e leitura, falar – produção oral, e escrita) na língua inglesa:
      • Na competência compreensão oral: entender vocabulário relativo ao próprio, ao ambiente que o rodeia, à sociedade; compreender expressões e vocabulário corrente; compreender mensagens curtas, simples e claras.
      • Na competência leitura: ler notícias curtas e simples sobre a actualidade; proceder à leitura extensiva de uma obra de nível adequado, bem como à respectiva análise e comentário.
      • Na competência produção oral: dar informações sobre emprego, interesses pessoais/sociais/culturais/internacionais; expressar opiniões; fazer uma pequena apresentação.
      • Na competência escrita: escrever enunciados, resumos, comentários, emails; preencher formulários simples; tomar notas; escrever textos de opinião, um relatório, textos de natureza sociocultural; descrever mapas e tabelas.

  • 3º Semestre

    • 6.5 ECTSTeorias das Relações Internacionais I   

      O objectivo da disciplina de Teorias das Relações Internacionais I é o de familiarizar os estudantes com as grandes correntes de pensamento e diferentes perspectivas, tradicionais ou clássicas e modernas, acerca das Relações Internacionais, proporcionando-lhes um conhecimento aprofundado sobre os conceitos operacionais, as distintas problemáticas e temas de estudo da disciplina. 

      Pretende-se assim que o aluno adquira capacidades de análise em relação ao estudo das Relações Internacionais, olhando para os temas da actualidade a partir de determinadas perspectivas estruturadas e científicas e tomando consciência das virtudes e limitações das mesmas.

    • 6 ECTSEconomia Internacional   

      • Identificar e descrever as abordagens clássica, neoclássica e contemporânea do comércio internacional (CI)
      • Compreender a abordagem pré-clássica do CI e o mercantilismo
      • Identificar o contributo de Adam Smith e David Ricardo
      • Descrever a evolução do sistema financeiro e monetário internacional
      • Compreender o papel do acordo de Bretton-Woods na formulação do sistema financeiro e monetário
      • Reconhecer a evolução recente do sistema monetário internacional
      • Identificar as balanças significativas da balança de pagamentos, bem como os mecanismos de financiamento dos desequilíbrios
      • Descrever as estratégias de combate aos desequilíbrios das balanças
      • Identificar o mercado de câmbios e descrever as políticas de fixação artificial do valor de uma moeda
      • Identificar taxas de câmbio nominais e efectivas, regimes de câmbios fixos e flexíveis
      • Compreender a teoria da paridade dos poderes de compra
      • Descrever a política da desvalorização/depreciação cambial

    • 5.5 ECTSAssuntos Europeus   

      • Adquirir o conhecimento e a compreensão da génese e evolução do processo de integração europeia
      • Identificar, selecionar e avaliar fontes de informação relativas às instituições europeias e diversas políticas comuns
      • Desenvolver atitude reflexiva sobre o processo de construção europeia e de alargamento
      • Compreender as principais correntes sociais e políticas
      • Reconhecer a importância do processo de construção europeia
      • Descrever e compreender as principais evoluções dos Estados membros, dos Tratados institutivos e subsequentes alterações
      • Compreender a importância para Portugal do direito comunitário e dos seus princípios
      • Compreender o funcionamento das diferentes instituições comunitárias, a articulação entre si e o processo decisório comunitário
      • Avaliar a evolução das diferentes políticas comuns
      • Discutir a tese soberanista e federalista
      • Percecionar os direitos e deveres dos cidadãos europeus em geral e portugueses em especial.

    • 6 ECTSInglês III   

      Desenvolvimento das competências comunicacionais (compreender – compreensão oral e leitura, falar – produção oral, e escrita) na língua inglesa.

      Na competência compreensão oral: compreender uma sequência falada sobre assuntos correntes; compreender os pontos principais de programas de rádio e televisão.Na competência leitura: compreender textos de linguagem corrente ou relacionada com o trabalho; entender descrições de acontecimentos; compreender textos extraídos de revistas e jornais; leitura, análise e comentário de uma obra. 

      Na competência produção oral: articular expressões para descrever experiências e acontecimentos; explicar ou justificar opiniões; contar uma história; fazer uma curta apresentação oral; negociar. Na competência escrita: escrever um texto articulado sobre assuntos de interesse pessoal; escrever cartas; escrever um texto comparativo, uma pequena biografia, um relatório, um email, uma carta formal, um texto de natureza sociocultural sobre um tema norte-americano.

    • 5.5 ECTSHistória das Ideias Políticas e Sociais   

      Objetivos:
      • Adquirir a teoria e metodologia adequada ao conhecimento, compreensão e análise da temática
      • Identificar, seleccionar e avaliar fontes de informação
      • Tomar contacto com os autores e obras relevantes
      • Desenvolver atitude reflexiva sobre as principais ideias políticas e sociais
      Competências:
      • Conhecer a origem e a evolução das principais ideias políticas e sociais
      • Compreender as teorizações dos principais pensadores políticos
      • Reconhecer a importância das ideias políticas e sociais e das principais concepções ideológicas para a evolução histórica
      • Compreender as classificações e teorias políticas, o pensamento revolucionário, as grandes concepções ideológicas, e respectivo contexto histórico
      • Compreender a relação pensamento político/acontecimentos históricos
      • Avaliar a evolução de certas concepções ideológicas e sua contemporaneidade
      • Percepcionar o aparecimento de novas ideias e novas ideologias

  • 4º Semestre

    • 6.5 ECTSDiplomacia e Negociação Internacional   

      Os últimos anos vêm revelando importantes mudanças no quadro do relacionamento internacional, o que se projeta nas politicas externas e nas negociações pelas quais os Estados o procuram estruturar e harmonizar. O fim do equilíbrio bipolar e o novo desenho estratégico dele decorrente e as diversificadas consequências da dinâmica da globalização têm colocado pesados problemas à comunidade das nações e introduzido novos desafios, para os resolver, à diplomacia e à negociação internacional. 

      Porque nunca terá sido tão estreita a interdependência entre Estados e Povos, e tão diretas as suas consequências para os cidadãos que formam as respetivas sociedades civis, importa dar aos estudantes instrumentos de conhecimento e uma formação teórico e prática que lhes permitam melhor entender e intervir no difícil mundo atual – tanto na vida quotidiana como no mercado de trabalho a que desejam ascender.

    • 6.5 ECTSTeorias das Relações Internacionais II   

      O objectivo da disciplina de Teorias das Relações Internacionais II é o de familiarizar os estudantes com as grandes correntes de pensamento e diferentes perspectivas, tradicionais ou clássicas e modernas, acerca das Relações Internacionais, proporcionando-lhes um conhecimento aprofundado sobre os conceitos operacionais, as distintas problemáticas e temas de estudo da disciplina. 

      Pretende-se assim que o aluno adquira capacidades de análise em relação ao estudo das Relações Internacionais, olhando para os temas da actualidade a partir de determinadas perspectivas estruturadas e científicas e tomando consciência das virtudes e limitações das mesmas.

    • 6.5 ECTSDefesa e Segurança Internacional   

      Objetivos:
      1. Adquirir o quadro conceptual adequado ao conhecimento e à análise dos assuntos relacionados com a defesa e a segurança internacional;
      2. Desenvolver capacidade de análise sobre a evolução das ameaças, os actores e os instrumentos, as políticas de defesa, os sistemas de segurança internacional e o papel das organizações de defesa e de segurança.
      Competências:
      1. entendimento dos riscos que afectam a segurança;
      2. compreensão das evoluções e alterações em matéria de defesa e segurança, incluindo ameaças, actores, instrumentos, tipo de conflitos e as novas abordagens e referencias;
      3. consciência dos desafios e dos esforços internacionais na promoção da segurança e da "paz completa";
      4. capacidade de reflexão sobre o carácter e o papel das organizações quer de defesa quer de segurança, com destaque para a ONU, a NATO e a UE-PCSD;
      5. consciência dos vectores da política de defesa nacional e do envolvimento de Portugal na segurança internacional.

    • 5 ECTSSócio-Cultura Portuguesa   

      Como aptidões e competências gerais é necessário que o estudante:
      1. Saiba situar aspectos vários da cultura portuguesa no tempo e no espaço;
      2. Saiba relacionar a cultura portuguesa com o povo português e com a sua expansão no mundo.
      Como aptidões e competências específicas torna-se necessário que o estudante:
      1. Perceba a importância do papel cultural da Igreja Católica e da Expansão Marítima;
      2. Compreenda a extensão cultural do mito sebastianista;
      3. Conheça os mais importantes momentos de mudança sócio-cultural em Portugal entre o século XVII e o século XX e identifique as suas manifestações mais evidentes.

    • 6 ECTSInglês IV   

      • Desenvolvimento das competências comunicacionais (compreender - compreensão oral e leitura, falar – produção oral, e escrita) na língua inglesa.
      • Na competência compreensão oral: compreender os pontos essenciais de uma sequência falada; compreender programas de rádio e tv.
      • Na competência leitura: compreender textos; entender descrições de acontecimentos; compreender textos de revistas e jornais; leitura, análise e comentário de uma obra.
      • Na competência falar – produção oral: descrever experiências e acontecimentos; explicar ou justificar opiniões e planos; relatar o enredo de um livro ou de um filme; discutir possibilidades e opções; fazer uma apresentação.
      • Na competência escrita: escrever um texto articulado sobre assuntos de interesse pessoal; escrever cartas e um relatório; descrever um processo; resumir um texto; escrever uma narrativa com causa e efeito; escrever um texto de natureza sociocultural sobre um tema norte-americano.

  • 5º Semestre

    • 6 ECTSAmbiente e Relações Internacionais   

      Os objectivos desta unidade curricular são:
      1. a aquisição de conhecimentos conceptuais e teóricos sobre a importância do Ambiente para as Relações Internacionais
      2. a compreensão da importância do Ambiente no contexto internacional e a análise da influência deste sobre o primeiro
      3. a análise das principais alterações na correlação de forças a nível internacional no domínio ambiental
      4. a identificação dos principais problemas ou ameaças ambientais
      5. a valorização da auto-aprendizagem estimulando a análise crítica dos temas abordados no decurso das sessões de contacto
      As competências esperadas a adquirir pelo aluno são:
      1. a capacidade de identificar e seleccionar fontes de informação adequadas aos objectivos das pesquisas sobre temáticas ambientais
      2. a aptidão para definir os principais problemas ambientais por região a nível mundial
      3.  o conhecimento sobre os instrumentos reguladores do Ambiente a nível internacional

    • 6 ECTSTeoria do Estado   

      Objetivos de aprendizagem:
      • Adquirir o quadro teórico, conceptual e metodológico adequado ao conhecimento e à análise do Estado e do poder político;
      • Desenvolver uma atitude de reflexão e problematização sobre a natureza do Estado, da soberania e dos sistemas políticos na actualidade;
      Competências a desenvolver:
      • consciência das diversas conceptualizações e abordagens teóricas fundamentais de Estado, nação,
      • soberania e poder/regime político;
      • conhecer as origens e evolução histórica, os fins e os órgãos do Estado; as diferentes perspectivas de nação; as formas de selecção e participação política; a excepcionalidade da UE; e a evolução do sistema político português;
      • identificar e caracterizar os diferentes tipos de Estado e de regimes/sistemas políticos em face de realidades
      • concretas;
      • capacidade de problematização sobre a natureza do Estado contemporâneo e os desafios e dilemas envolvendo a soberania, a governância e a Democracia.

    • 6 ECTSGeopolitica Mundial   

      Objetivos de aprendizagem:
      • Adquirir o quadro teórico e metodológico adequado ao conhecimento e análise Geopolítica;
      • Conhecer as teorias clássicas de geopolítica e as novas abordagens e percepcionar os novos pressupostos da geopolítica mundial na actualidade actual;
      • Desenvolver uma atitude de reflexão sobre as características e tendências da geopolítica nos quadros regionais e mundial.
      Competências a desenvolver:
      • consciência da relação entre geografia e política e da importância dos factores geopolíticos no comportamento e interacções dos actores internacionais, numa dada região ou no mundo;
      • conhecer a evolução do pensamento geopolítico, as principais escolas, pensadores e abordagens actuais;
      • identificar quadros de análise das dinâmicas e interacções geopolíticas de grandes espaços ou macroregiões;
      • capacidade de reflexão sobre a geopolítica mundial na actualidade, suas características e tendências, bem como o respectivo posicionamento de Portugal;

    • 6 ECTSInternacionalização de Empresas   

      Objectivos:
      • Adquirir o quadro conceptual adequado ao conhecimento e à análise dos assuntos relacionados com a internacionalização da economia portuguesa
      • Desenvolver capacidade de análise sobre a evolução das ameaças, os actores e os instrumentos que favorecem a internacionalização das empresas portuguesas bem como justificam o investimento externo em Portugal
      • Enquadrar os diferentes espaços geográficos de integração económica (UE; Mercosul; NAFTA; ASEAN e APEC) que justificam e propiciam esses movimentos de internacionalização
      Competências a desenvolver:
      • Entendimento dos riscos e das oportunidades que afectam a internacionalização das empresas - compreensão das evoluções e alterações em matéria de investimento internacional incluindo ameaças, actores, instrumentos, tipo de conflitos e novas abordagens ao comércio internacional
      • Consciência dos desafios e dos esforços internacionais na promoção do livre comércio e respectivas consequências na internacionalização das empresas.

    • 6 ECTSConflitos e Regiões Instáveis   

      Constituem objectivos específicos desta unidade curricular:
      • Compreender as principais dinâmicas geopolíticas (e geoeconómicas) da actualidade relevantes para o estudo da conflitualidade;
      • Adquirir noções-base no campo do estudo da conflitualidade;
      • Conhecer os principais conflitos da actualidade: actores, causas e evolução recente;
      • Distinguir e caracterizar os processos de instabilidade em África, no Médio Oriente, na Europa e na Ásia Central.

  • 6º Semestre

    • 6 ECTSEstratégia das Grandes Potências   

      Objetivos:
      • Adquirir o quadro teórico e metodológico adequado ao conhecimento e análise da Política Externa e de Segurança e da Estratégica dos principais actores internacionais;
      • Desenvolver uma atitude de reflexão crítica sobre a cultura e o potencial estratégico, os objectivos e os valores que ajudam a determinar e a explicar as políticas e as estratégias de cada uma das grandes potências, bem como os seus efeitos nas respectivas interacções;
      Competências a desenvolver:
      • entendimento dos factores que contribuem para a ascensão ou queda das grandes potências;
      • compreensão das diferentes características de "grande potência” na actualidade;
      • consciência da relação entre a situação interna e o ambiente externo, os objectivos e valores e os constrangimentos e potencialidades que influenciam as políticas e as estratégias das várias potências;
      • capacidade de reflexão sobre o significado e os efeitos das estratégias das grandes potências.

    • 6 ECTSNegócio Internacional   

      Como objectivos gerais, pretende-se que o aluno adquira conhecimentos, metodologias e ferramentas de trabalho que lhe permitam participar no exercício da sua actividade profissional nas áreas dos negócios internacionais, quer no âmbito da internacionalização das organizações quer das suas actividades, em particular no domínio da comercialização de produtos e serviços. 

      Como objectivos específicos e tratando-se de um curso introdutório, espera-se que, no final, o aluno seja capaz de compreender as especificidades dos negócios internacionais e a sua importância num mundo cada vez mais globalizado; conhecer as principais fontes de informação – teóricas, práticas e de dados – de que pode socorrer; aprofundar os temas a partir da informação de base que o curso lhe fornece; descrever casos de negócios internacionais e identificar os temas e compreender as suas inter-relações, no caso de ter de elaborar trabalhos no âmbito das propostas e avaliação de negócios internacionais

    • 6 ECTSProjecção de Portugal no Mundo   

      Como aptidões e competências gerais é necessário que o estudante:
      • Percepcione, no plano político, económico e, até, social, as várias projecções de Portugal nos vários mundos descobertos pela acção directa dos Portugueses ou pela tomada de posição que Portugal adoptou perante acontecimentos dos quais outros foram impulsionadores.
      Como aptidões e competências específicas torna-se necessário que o estudante perceba:
      • Como Portugal avançou para conquistas no Norte de África e descobrimentos no Atlântico para conseguir equilíbrio estratégico na Península e obter uma área de afirmação;
      • Como Portugal, depois de atingir o Oriente e o Brasil, deu origem à primeira globalização;
      • O alcance da última projecção portuguesa ao demarcar um império colonial em África;
      • Que houve, já nos séculos XX e XXI, uma projecção política de Portugal no mundo, marcada pelas posições estratégicas que adoptou face aos grandes conflitos que afligiram e afligem a humanidade.

    • 6 ECTSCooperação Internacional   

      Os objetivos da unidade curricular "Cooperação Internacional" são:
      • a aquisição de referências conceptuais adequadas sobre a Cooperação Internacional
      • o conhecimento das abordagens teóricas mais relevantes sobre a Cooperação para o Desenvolvimento
      • o conhecimento dos actores e dos instrumentos de cooperação internacional para o desenvolvimento
      • o desenvolvimento de técnicas de auto-aprendizagem
      As competências a adquirir pelo aluno são:
      • a capacidade crítica de identificar, seleccionar e interpretar fontes de informação e indicadores de desenvolvimento
      • a aptidão para reconhecer os actores privilegiados em função dos modelos de cooperação
      • a capacidade de adaptar os insrumentos de cooperação internacional às necessidades concretas de desenvolvimento

    • 6 ECTSDireitos Humanos e Direito Humanitário   

      • Aquisição dos conceitos fundamentais e conhecimento dos aspectos fundamentais do direito internacional dos direitos humanos, instrumentos jurídicos mais relevantes, e do direito internacional humanitário e conhecimento dos principais instrumentos normativos internacionais.
      • Análise critica comparativa destes dois corpos de normas e definição do modelo de articulação entre ambas no contexto de conflitos armados.
      • Estimular uma maior articulação e interacção entre a dimensão normativa do Direito Internacional e a dimensão das relações internacionais na compreensão dos processos internacionais e das limitações de eficácia do próprio direito internacional.
      • Conhecimento da evolução da jurisprudência internacional através do estudo de casos de referência.
      • Aquisição de competências de comunicação de ideias e de reflexão critica sobre os textos analisados.
      • Aquisição de competências de argumentação no contexto do debate de ideias e participação