Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Corpo Docente

Ciências da Comunicação

Search

Pesquisa
Content
Home > > >
Prof.ª Doutora Luísa Godinho

Prof.ª Doutora Luísa Godinho

É doutorada em Ciências Económicas e Sociais pela Université de Genève, Suíça, com uma tese na área da comunicação política, tema que acompanha desde o Diplôme d’Études Avancés que concluiu na mesma universidade, em 2001. Obteve ambos os graus como bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade de Lisboa, sempre articulou a formação académica com a prática profissional, tendo trabalhado como jornalista em vários órgãos de comunicação social de referência, acumulando experiência em televisão, rádio, imprensa escrita e online e tendo desempenhado diversos cargos de edição e gestão. Foi diretora editorial na Sonae.com.

Na UAL, acumula a direcção do departamento de Ciências da Comunicação com a docência nos primeiro e segundo ciclos desta área de estudos, assim como na licenciatura em Relações Internacionais.

Neste momento, é investigadora integrada do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e investigadora associada do Observare da UAL.

 O seu trabalho académico situa-se na área de convergência entre a comunicação e a ciência política, tendo-se interessado em particular pela área da comunicação digital e pela abordagem computacional às ciências sociais.  

Recentemente, tem desenvolvido investigação centrada na aplicação dos métodos digitais ao estudo de vários fenómenos políticos e sociais, entre os quais o posicionamento da opinião pública durante as campanhas eleitorais, as percepções de Portugal no mundo, a diáspora portuguesa e a construção identitária dos migrantes.

Uma outra sua área de interesse académico é a do discurso, o que inevitavelmente a leva à palavra e ao poder constitutivo que esta detém na afirmação dos fenómenos políticos e sociais. Neste âmbito, desenvolveu trabalho de investigação sobre a mudança ideológica em Portugal a partir de uma abordagem multidisciplinar que cruzou os domínios da linguística, da ciência política e das ciências da comunicação.

É membro de algumas das mais prestigiadas organizações científicas nacionais e internacionais como a International Communication Association (ICA), a European Communication Research Association (ECREA) e a Associação Portuguesa de Ciência Política (APCP).

Nasceu em França em 1974.

 

mapimg
Ligações úteis