Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Engenharia Electrónica e de Telecomunicações

DR, 2ª Série, Nº 80, de 26 de abril de 2016, Anúncio nº 111/2016.

Search

Pesquisa
Content
left side
Prof. Doutor  Mário Marques da Silva

Coordenador

Prof. Doutor Mário Marques da Silva

mmsilva@autonoma.pt

É Professor Associado e Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias da Universidade Autónoma de Lisboa, bem como investigador do Instituto de Telecomunicações, em Lisboa, Portugal. Ele concluiu a sua Licenciatura em Engenharia Eletrónica em 1992, e o Mestrado e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, respetivamente em 1999 e 2005, ambos no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Entre 2005 e 2008 foi funcionário internacional da Agência NATO Air Command Control & Management (NACMA) em Bruxelas (Bélgica), onde foi responsável pela gestão dos sistemas de telecomunicações expedicionárias do programa da NATO designado ACCS. Ele tem estado envolvido em múltiplos projetos de redes e telecomunicações. Seus interesses de investigação incluem redes e comunicações móveis, Software Defined Radio, tecnologias IP e segurança de redes. Mário Marques da Silva é também formador certificado pela Cisco para o CCNA.

É o autor de cinco livros da editora Norte Americana CRC Press, com os títulos Cable and Wireless Networks: Theory & Practice, Multimedia Communications and Networking, Transmission Techniques for Emergent Multicast and Broadcast Systems, Transmission Techniques for 4G Systems e MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution. Além disso, ele é autor de várias dezenas de artigos em revistas e conferências internacionais, membro do IEEE e AFCEA, e revisor de várias revistas e conferências científicas internacionais do IEEE. Finalmente, ele tem presidido a muitas sessões de conferências e tem integrado múltiplas comissões organizadoras relevantes do EURASIP e conferências do IEEE.


Unidade Central de Apoio Académico 
(Mestrados e Doutoramentos / Apoio aos Departamentos)
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h30 às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00

Article / Section
Home > > >

Licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações

Provas de ingresso

Cumulativamente as seguintes provas:
  • 19-Matemática A
  • 07-Física e Química

Faça aqui a sua candidatura.

A Licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações (LEET) proporciona formação avançada no domínio da Eletrotecnia, com particular orientação para a inserção da Eletrónica e das Redes e Telecomunicações nas empresas / organizações, contemplando ainda a aquisição de competências nas áreas complementares de produção e distribuição de Energia, Robótica e Computação.


A LEET tem como principais objetivos formar quadros com elevada competência técnica nos domínios da Eletrónica e Telecomunicações, na seleção de ferramentas e metodologias a utilizar no desenvolvimento destas tecnologias, na gestão do processo de desenvolvimento, na implementação e integração destas nas organizações, nas suas múltiplas vertentes, considerando a organização alargada e a sociedade atual.

A LEET pretende formar os agentes catalisadores da transformação das organizações, através de processos suportados nas novas tecnologias nas áreas de Eletrónica e Telecomunicações.

A LEET é suportada em quatro linhas de investigação principais:

  1. Processamento de Sinal para Sistemas de Telecomunicações
  2. Internet of Things
  3. Tecnologias do Mar
  4. Veículos não tripulados

As várias parcerias do DCT, incluindo com a Academia Cisco, com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e com a empresa YDreams dão coerência a estas linhas de investigação principais.

O corpo docente da LEET apresenta um rácio de doutorados da ordem dos 90%, e experiência profissional alargada à indústria e a ambientes internacionais. Para além do Centro de Investigação em Tecnologias – Autonoma TechLab, os docentes da LEET apresentam ainda filiação a outros centros de investigação, nomeadamente ao Instituto de Telecomunicações, ao Centre for Computing and Social Responsibility [Reino Unido] e ao INESC-ID, entre outros.

D.R. Acreditado pela A3ES, em 02/06/2015.

Esta licenciatura está abrangida pela Campanha "Seleção gradUAL". Saiba mais aqui.

mapimg
Ligações úteis