Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Economia

DR, 2ª Série, Nº 176, de 9 setembro de 2015, Anúncio nº 210/2015.

Search

Pesquisa
Content
Economia
left side
Doutor  Manuel de Jesus Farto

Coordenador

Doutor Manuel de Jesus Farto

mfarto@autonoma.pt

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) por equivalência do doutoramento em Histoire de la Pensée Économique, obtido na Universidade de Paris-X, Nanterre, 1987. Professor associado no ISEG-UTL desenvolveu actividades docentes em universidades nacionais (ISEG e Universidade Autónoma de Lisboa) e internacionais (Universidade de Orléans – França, Universidade Federal da Paraíba – Brasil, Universidade Agostinho Neto - Angola e Universidade do Maputo - Moçambique), tendo sido responsável e leccionado várias disciplinas (História do Pensamento Económico, História das Ideias Sociais e Politicas, Macroeconomia, Politica Económica, Economia Monetária e Economia Aplicada) integradas nos diversos ciclos universitários. 
Orientou várias teses de doutoramento e mestrado e participou em múltiplos júris de doutoramento e mestrado em Portugal e no estrangeiro. Participou em várias conferências nacionais e internacionais, publicou vários artigos em revistas e livros e assumiu funções de direcção e coordenação em centros de investigação (Presidente do CEDIN-Centro de Estudos de Economia Internacional) e em revistas científicas. Participou em vários projectos de investigação e de auditoria em contexto público e privado. 
Desempenhou funções de direcção no âmbito académico (Vice-Presidente do Conselho Directivo do ISEG/UTL e Vice-presidente do Departamento de Economia do ISEG/UTL) e não académico (Administrador Delegado da Fundação Económicas) e exerceu funções e cargos públicos diversos (Membro da Comissão de Especialistas da Direcção Geral do Ensino Superior, Subdirector Geral do Ensino Superior e Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações). 
Presentemente é professor na Universidade Autónoma de Lisboa, Director do Departamento de Ciências Económicas, Empresariais e Tecnológicas daquela Universidade, subdirector da revista JANUS e investigador do Centro de Estudos Observare. 
Os seus principais interesses de investigação são: Macroeconomia, Economia Internacional e Politica económica.

Secretaria dos Alunos
Rua de Santa Marta, nº 47 
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h30 às 19h30
Telefone: (+351) 21 317 76 00

Secretariado de Apoio aos Departamentos
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00


Article / Section
Home > > >

Economia

Prova de ingresso

A seguinte prova:
  • 16-Matemática
Faça aqui a sua candidatura.

A Licenciatura em Economia da UAL, adaptada ao Processo de Bolonha, caracteriza-se pela implementação de metodologias inovadoras, eminentemente práticas e orientadas para as melhores práticas na área das ciências económicas. Deste modo, num ambiente de grande proximidade entre alunos, docentes e departamento, o ensino da economia assenta no corpo docente de elevada qualidade tanto do ponto de vista académico como de vivência empresarial/organizacional. As metodologias activas correspondem às mais recentes correntes de ensino na área, orientadas para a discussão dos temas actuais e tendências, sendo frequente o envolvimento dos alunos em projectos extracurriculares.

Simultaneamente, procura-se constantemente adequar o curso e as suas metodologias e conteúdos programáticos às exigências do mercado de trabalho, havendo órgãos especificamente para o efeito, compostos por especialistas e gestores de grandes empresas nacionais.

Áreas abrangidas pela licenciatura em Economia:

  1. Macroeconomia;
  2. Microeconomia;
  3. Econometria;
  4. Contabilidade e fiscalidade;
  5. Moedas e bancos;
  6. Finanças;
  7. Economia nacional e internacional;
  8. Gestão de empresas.

Despacho de autorização ministerial

Despacho n.º 9957-AG/2007, de 18 de Abril, publicado no Diário da República, 2ª série - N.º 103 - 29 de Maio de 2007. Registado com o nº R/B-AD-549/2006.
Adequação do curso de licenciatura em Economia ministrado pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões ao 1.º ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado em Economia — Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março.

 
Despacho n.º 9957-AG/2007, de 18 de Abril, D.R. Acreditado pela A3ES, em 23/03/2015.


Esta licenciatura está abrangida pela Campanha "Seleção gradUAL". Saiba mais aqui.


mapimg
Ligações úteis