Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Licenciatura em Relações Internacionais

DR, 2ª Série, Nº 177, de 10 setembro de 2015, Anúncio nº 213/2015.

Search

Pesquisa
Content
Licenciatura em Relações Internacionais
left side
Prof. Doutor Filipe Vasconcelos Romão

Coordenador

Prof. Doutor Filipe Vasconcelos Romão

fromao@autonoma.pt

Professor auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa e coordenador de licenciatura em Relações Internacionais. Professor convidado no ISCTE-IUL e na Universidade ORT do Uruguai. Investigador integrado e membro da direcção do OBSERVARE. Comentador de política internacional da Antena 1 e da RTP. Colunista do jornal online ECO. Presidente da Câmara de Comércio Portugal – Atlântico Sul.

Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra (summa cum laude), com a tese "Nacionalismos centrípetos e centrífugos e conflitualidades: o caso espanhol” (2013). Diploma de Estudos Avançados em Política Internacional e Resolução de Conflitos (2007) e licenciado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2005).

Investigador na Universidade de Deusto (2008/2009), ao abrigo do European Doctorate Enhancement in Peace and Conflict Studies (EDEN). Bolseiro de doutoramento da Fundação para as Ciências e Tecnologias (2008-2011). Auxiliar de investigação no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (2006-2007). Estagiário no Instituto da Defesa Nacional (2005).


Secretaria dos Alunos
Rua de Santa Marta, nº 47 
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h30 às 19h30
Telefone: (+351) 21 317 76 00

Unidade Central de Apoio Académico 
(Mestrados e Doutoramentos / Apoio aos Departamentos)
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h30 às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00
Article / Section
Home > > >

Relações Internacionais

Provas de ingresso

Uma das seguintes provas:
  • 06-Filosofia
  • 11-História
  • 18-Português


Faça aqui a sua candidatura.

A Licenciatura em Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa conta com uma ampla tradição e prestígio, tendo já formado várias centenas de alunos desde o seu "tiro de partida” em 1989. 

Com uma duração de seis semestres, em linha com as directrizes introduzidas pelo Processo de Bolonha, faz parte da oferta formativa do Departamento de Relações Internacionais que integra ainda os Mestrados em Relações Internacionais e em Estudos da Paz e da Guerra e o Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia. A UAL é a única universidade privada portuguesa que conta com os três ciclos de estudos nesta área. 

Em 2015, o plano curricular da Licenciatura em Relações Internacionais foi alvo de uma reformulação. Mantendo o seu carácter pluridisciplinar, o último semestre passou a contar com uma forte componente de estudos de área que pretende fornecer aos alunos os instrumentos de análise adequados para um mundo cada vez mais complexo.

As Relações Internacionais são uma área particularmente dinâmica e esse dinamismo reflecte-se numa preocupação constante do Departamento em manter a Licenciatura actual do ponto de vista dos métodos de ensino e do conteúdo programático das diferentes unidades curriculares. Outra prioridade é a articulação entre o ensino e a investigação, destacando-se neste domínio o papel do OBSERVARE, unidade de investigação reconhecida e avaliada pela Fundação Para as Ciências e Tecnologias (FCT).  

mapimg
Ligações úteis