Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Mestrado em Gestão de Empresas

DR, 2ª Série, Nº 101, de 25 de maio de 2016, Anúncio nº 137/2016.

Search

Pesquisa
Content
Mestrado em Gestão de Empresas
left side
Prof. Doutor Mário Coutinho dos Santos

Coordenador

Prof. Doutor Mário Coutinho dos Santos

msantos@ual.pt

Doutorado em Gestão Industrial, especialidade de Finanças, pela Universidade de Aveiro, Pós-Graduado em Gestão e Finanças pela Harvard Business School e em Finanças pela Stanford Graduate School Business e Licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

Atualmente é Professor Associado no Departamento de Ciências Económicas e Empresariais da Autónoma e Professor Auxiliar Convidado na Católica-Lisbon School of Business and Economics.

Foi Professor Auxiliar na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa do Porto. LER MAIS


Secretariado de Apoio aos Departamentos
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00

Article / Section
Home > > > >

Mestrado em Gestão de Empresas

Faça aqui a sua candidatura.

O Mestrado em Gestão de Empresas (MGE) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) é um Curso concebido para proporcionar uma formação pós-graduada de elevada qualidade e de nível internacional, no domínio da gestão e da administração de empresas, procurando responder às exigências do mercado em torno de um saber cada vez mais prático, e conjugar a prática da gestão empresarial com o acervo científico das áreas das ciências económicas e empresariais. A estrutura curricular do MGE e os conteúdos programáticos das respetivas unidades curriculares, foram definidos tendo em vista preparar os alunos para carreiras profissionais e académicas de sucesso quer a nível nacional quer internacional. Embora não seja um programa exclusivamente profissionalizante, o MGE apresenta uma visão académica fortemente ancorada na realidade empresarial, onde são transversalmente abordados os temas da internacionalização e da gestão das empresas de pequena e média dimensão, nas diferentes áreas funcionais da gestão empresarial.
O plano de estudos do MGE, registado na Direção -Geral do Ensino Superior com o n.º R/A -Ef 1144/2011/AL01 com data de 5 de maio de 2016, conforme consta do Anúncio n.º 137/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 101, de 25 de maio de 2016, foi desenhado visando candidatos titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na mesma área científica do curso, ou em área afim, para este efeito aprovada pela Comissão Científica do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais (DCEE) da UAL, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos no domínio da gestão e da administração de empresas.
A 2º edição do MGE, a decorrer no ano escolar 2017-2018, introduz algumas alterações nos processos de candidatura, de acesso à frequência e de funcionamento do MGE, decorrentes da experiência colhida durante a 1ª edição do Curso, que em seguida se descrevem nas suas linhas gerais.
Tendo em vista proporcionar o acesso à frequência do MGE a candidatos cuja formação académica anterior não se concentre nas áreas científicas da Economia, da Gestão ou afins, a UAL põe à disposição, sem custo, desses candidatos um conjunto de Cursos de Homogeneização de Conhecimentos (CHC), nos domínios dos instrumentos analíticos de apoio à gestão, fundamentos de economia, de contabilidade e de finanças, que constituem as bases técnico-científicas da formação em Gestão. Os CHC visam primordialmente proporcionar aos alunos uma base de conhecimentos que facilite os seus processos de aprendizagem na fase letiva do Mestrado. Os CHC que o candidato terá de frequentar com aproveitamento, será definida no âmbito de entrevista pessoal (que poderá ser efetuada via Skype) com o Diretor do DCEE e o Coordenador Científico do MGE. Procedimento idêntico será adotado em relação aos candidatos que ainda não tenham obtido aprovação na totalidade das unidades curriculares da licenciatura ou equivalente legal nas áreas científicas do MGE.
Devido ao crescente número de candidatos à frequência do MGE no âmbito do programa Erasmus, já no 1º semestre da 2ª edição do MGE irão, a título experimental, existir duas turmas, uma lecionada em português e outra em inglês. Os alunos inscritos cuja língua nativa seja a português, poderão requerer ao Coordenador Científico do MGE a frequência da turma em lecionada em inglês.
Na 2ª edição do MGE será, a título experimental, admitida a frequência da parte letiva em regime de full-time ou de part-time, sendo de vinte e quatro meses, contados após a data de início do primeiro semestre, o limite máximo de tempo para a conclusão da parte curricular no regime de part-time.
Indicativamente, os CHC irão decorrer no período entre 18 de setembro 2017 e 20 de outubro 2017. O 1º semestre letivo decorrerá entre 23 de outubro 2017 e 1 de fevereiro 2018 e o 2º semestre entre 5 de março 2018 e 7 de junho 2018. Os períodos de avaliação de recurso do 1º e 2º semestres decorrerão, respetivamente, entre 5 e 23 de fevereiro 2018 e 11 e 29 de junho 2018.

mapimg
Ligações úteis