Universidade Autónoma de Lisboa
EN
Above Content

Ciências Económicas e Empresariais

Departamento

Search

Pesquisa
Content
Ciências Económicas e Empresariais
left side
Prof. Doutor Manuel de Jesus Farto

Director

Prof. Doutor Manuel de Jesus Farto

mfarto@autonoma.pt

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) por equivalência do doutoramento em Histoire de la Pensée Économique, obtido na Universidade de Paris-X, Nanterre, 1987. Professor associado no ISEG-UTL desenvolveu actividades docentes em universidades nacionais (ISEG e Universidade Autónoma de Lisboa) e internacionais (Universidade de Orléans – França, Universidade Federal da Paraíba – Brasil, Universidade Agostinho Neto - Angola e Universidade do Maputo - Moçambique), tendo sido responsável e leccionado várias disciplinas (História do Pensamento Económico, História das Ideias Sociais e Politicas, Macroeconomia, Politica Económica, Economia Monetária e Economia Aplicada) integradas nos diversos ciclos universitários. 
Orientou várias teses de doutoramento e mestrado e participou em múltiplos júris de doutoramento e mestrado em Portugal e no estrangeiro. Participou em várias conferências nacionais e internacionais, publicou vários artigos em revistas e livros e assumiu funções de direcção e coordenação em centros de investigação (Presidente do CEDIN-Centro de Estudos de Economia Internacional) e em revistas científicas. Participou em vários projectos de investigação e de auditoria em contexto público e privado. 
Desempenhou funções de direcção no âmbito académico (Vice-Presidente do Conselho Directivo do ISEG/UTL e Vice-presidente do Departamento de Economia do ISEG/UTL) e não académico (Administrador Delegado da Fundação Económicas) e exerceu funções e cargos públicos diversos (Membro da Comissão de Especialistas da Direcção Geral do Ensino Superior, Subdirector Geral do Ensino Superior e Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações). 
Presentemente é professor na Universidade Autónoma de Lisboa, Director do Departamento de Ciências Económicas, Empresariais e Tecnológicas daquela Universidade, subdirector da revista JANUS e investigador do Centro de Estudos Observare. 
Os seus principais interesses de investigação são: Macroeconomia, Economia Internacional e Politica económica.

Unidade Central de Apoio Académico 
(Mestrados e Doutoramentos / Apoio aos Departamentos)
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00
Article / Section
Home > >

Departamento de Ciências Económicas e Empresariais

O Departamento de Ciências Económicas e Empresariais é uma unidade orgânica da Universidade Autónoma de Lisboa de carácter multidisciplinar integrando como pilares fundamentais a economia e a gestão mas abrangendo igualmente as ciências do desporto da saúde e da administração pública, tendo por missão desenvolver formação e investigação na área das ciências económicas e empresariais.

O Departamento, providenciando uma formação sólida e competitiva no espírito da Declaração de Bolonha, tem especiais responsabilidades na coordenação e implementação dos seguintes programas de ensino superior:

Licenciaturas

  • Economia
  • Gestão
  • Administração de Unidades de Saúde
  • Administração e Gestão Desportiva
  • Gestão e Administração Pública
  • Gestão do Desporto [Nova]

Mestrados

  • Gestão de Empresas

O nosso Corpo Docente é jovem, sendo composto por 85% de doutorados por universidades portuguesas e estrangeiras, formando uma sólida equipa motivada e disponível para acompanhar os alunos no seu processo de aprendizagem.

Oferecendo ensino com elevados padrões de exigência, qualidade, rigor e profissionalismo, os nossos docentes possuem elevado nível de competência científica e pedagógica aquando da execução das suas funções. Incluímos também na equipa de docência professores com elevada experiência profissional, complementando, também desta forma, a formação académica dos nossos alunos permitindo, assim, uma maior proximidade com a realidade económica e empresarial.

O DCEE promove a investigação, apoiando a integração do corpo docente em unidades de investigação com créditos firmados pertencentes ou não à Universidade e interage com a sociedade através de diversas formas de colaboração e parcerias com diversas instituições.

Em nome de todo o Departamento e em meu nome pessoal convido-o a fazer parte desta equipa, desenvolvendo connosco todo um processo de aprendizagem que marcará o seu futuro!

Sejam bem-vindos! 


Lista do corpo docente do Departamento.

Consulte o Calendário Escolar do ano lectivo 2016/2017 aqui.

Objetivos

 

1. Proporcionar formação de quadros superiores habilitados a desempenharem funções nas diferentes áreas das organizações, no domínio das ciências da gestão, com particular orientação para as ciências do desporto, através de um plano curricular multidisciplinar contextualizado ao mundo do desporto.

2. Transmitir conhecimentos e criar competências nos estudantes de forma a habilitá-los como gestores com capacidade de intervenção dentro do sistema desportivo, nacional e internacional, nas múltiplas organizações desportivas e/ou criando os seus próprios projetos e negócios, de uma forma competitiva, empreendedora, responsável e ética.

3. Dotar os estudantes de novas perspetivas e instrumentos de intervenção para atuarem nas organizações desportivas ou entidades relacionadas com competências e modelos inovadores, tendo em atenção os possíveis ambientes económicos e socias do desporto.

 

Saídas Profissionais

 No âmbito da Gestão do Desporto existem as seguintes qualificações: Gestor, Diretor, Consultor, Administrador, Assessor, Auditor, Empresário, Técnico Superior do Desporto, em diversas organizações, tais como:

Entidades da Administração Pública Central, Regional ou Local;
Comités Olímpicos e Paralímpicos, Confederações, Federações Desportivas, Clubes Desportivos e Associações;
Organizações não Governamentais (ONG);
Ginásios / Health Clubs / SPA´S;
Empresas de Serviços Desportivos (eventos, de lazer e turismo desportivo, de desportos de aventura e atividades radicais, entre outras);
Empresas de produtos desportivos;
Empresas de assessoria na área do desporto;
Entidades da Comunicação Social.

Licenciatura em Gestão do Desporto

Provas de ingresso

Uma das seguintes provas:
  • 04-Economia
  • 17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais
A Licenciatura em Gestão do Desporto é uma aposta estratégica que vem reforçar o posicionamento da Universidade Autónoma de Lisboa e do Departamento em Ciências Económicas e Empresariais. Das várias licenciaturas existentes no Departamento de Ciências Económicas e Empresarias a Licenciatura em Gestão do Desporto complementa a oferta formativa nas áreas da Gestão. A motivação para a sua criação deveu-se ao grau de empregabilidade dos ex-alunos das licenciaturas em Gestão, bem como o retorno dos seus empregadores.

A Licenciatura em Gestão do Desporto apresenta um Plano Curricular exigente com duas áreas científicas dominantes, Gestão e Desporto, permitindo alicerces fortes em ambas as áreas científicas, que em comparação com ciclos de estudos análogos, existentes em instituições de referências em território nacional e internacional, permitirão aos alunos da Autónoma facilidade de integração profissional e continuidade na sua formação.

Os alunos da Licenciatura em Gestão do Desporto terão a oportunidade de contactar diretamente com organizações de desporto parceiras, nacionais e estrangeiras, in loco através de visitas de estudo, trabalhos de campo, casos práticos e demais trabalhos que lhes permitirão em cada ano aproximarem-se da realidade profissional, fomentando a construção do seu networking. Pretende-se que os alunos adquiram competências gerais e especificas às áreas da gestão e do desporto, aprofundando os conhecimentos científicos e técnicas próprias a estas áreas científicas, desenvolvendo a capacidade de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares em gestão do desporto, estimulando a capacidade de criação do próprio negócio em gestão do desporto e promovendo a autonomia e maturidade na aquisição de novos conhecimentos e interesse e gosto pelo estudo e aprendizagem autónoma ao longo da vida.

O nosso compromisso é formar alunos com competências técnicas, comportamentais e concetuais para que em equipa consigamos estimular à concretização dos projetos de vida dos nossos alunos.