Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Coro Académico

Search

Pesquisa
Content
left side
 Maestro José Manuel Balegas Gonçalves

Coro Académico

Maestro José Manuel Balegas Gonçalves

coro@autonoma.pt

Iniciou os seus estudos musicais na banda filarmónica de Samouco. 
Com 15 anos é convidado a integrar a Banda de Musica e a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro do Montijo.
Posteriormente ingressa na Banda de Música da Força Aérea Portuguesa em Trompete, onde alcança o posto de Sargento Ajudante Musico, estando já aposentado.
Desenvolve os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música e no Instituto Gregoriano de Lisboa, e posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa (Bacharelato em Direcção Coral) e na Universidade Nova de Lisboa (Licenciatura em Ciências Musicais).
Estuda trompete com o Prof. Reis Gomes, com o Prof. Steven Mason, e faz uma Master Class da Orquestra Metropolitana de Lisboa com os prof. Pierre Tibaud e Pierre Badel, da Orquestra de Paris.
Frequenta um curso de direcção de Bandas Filarmónicas com o Prof.r Jo Conjaerts, do conservatório de Maastrich (Holanda), e outro com o maestro José Manuel Brito, Chefe da Banda de Música da P S P.
Leccionou na Academia de Musica do Centro Cultural de Beja, e na Esc. Profissional de Almada. 
Como Tenor colaborou com o Coro da Universidade de Lisboa, coro de câmara da Academia de Amadores de Música de Lisboa, e Coro Gregoriano de Lisboa.  
Como Director Coral, dirigiu o Coro da Junta de Freguesia de Alcântara, no Coro da Sociedade de Instrução Musical da Quinta do Anjo, no Coro da Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense, o Coro Académico Egas Moniz, a Tuna Camoniana "In Vino Veritas” da Universidade Autónoma de Lisboa, o Grupo Coral de Mafra, e o Coro Geoclaves da Direcção Geral do Território.
Presentemente dirige o Grupo Coral do Montijo desde a sua fundação em 2007, o Coro Académico da Autónoma, tambem desde a sua formação em Dezembro de 2014, e o Grupo Coral da Portela, desde Setembro de 2015.

Article / Section
Home > >

Coro Académico da Autónoma

O Coro Académico da Autónoma, dirigido desde a sua fundação pelo Maestro José Manuel Balegas Gonçalves, fez a sua primeira apresentação a 13 de Dezembro de 2014, na celebração do dia da Universidade Autónoma de Lisboa.
Realizou já três encontro de Coros, e participou a convite do Coro da Universidade do Algarve, no 1º Encontro de Coros da UALG.
Formado por professores, alunos e amigos da Universidade, o Coro Académico da Autónoma, tem por objectivo proporcionar aos seus elementos uma componente formativa cultural, ao mesmo tempo que proporciona um espaço de interacção e convívio entre os seus elementos. 
Tendo já realizado várias actuações extreriores à universidade, o Coro Académico da Autónoma cumpre assim um outro objectivo, que é divulgar fora de portas o nome da Universidade Autónoma de Lisboa.

mapimg
Ligações úteis