Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Doutoramento em Relações Internacionais

DR, 2ª Série, Nº 196, de 7 de outubro de 2015, Anúncio nº 234/2015.

Search

Pesquisa
Content
left side
Professor Doutor  Luis Tomé

Coordenador

Professor Doutor Luis Tomé

ltome@autonoma.pt

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, Mestre em Estratégia pelo ISCSP da então Universidade Técnica de Lisboa e Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).
Professor Associado na UAL, onde coordena o Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia. 
Coordenador Científico do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da UAL, unidade de investigação credenciada pela FCT. Subdiretor do Anuário Janus e da revista científica Janus.net, e-journal of international relations, esta indexada nas mais importantes bases internacionais (B-ON, Dialnet, Latindex, DOAJ, Ebsco, Redalyc, Scopus). 
Professor Convidado do Instituto da Defesa Nacional (IDN), do Instituto Universitário Militar (IUM) e do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e Visiting Professor de La Sapienza Universitá di Roma-Itália e da Middle East Technical University (METU) de Ancara-Turquia. 
Entre novembro 2015 e outubro 2017 foi Adjunto/Técnico Especialista para as Relações Internacionais e o combate ao terrorismo no Gabinete da Ministra da Administração Interna.
Foi Investigador da NATO-EAPC (elaborando o relatório "Russia and NATO’s Enlargement”, 2000) e Assessor do Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Dr. José Pacheco Pereira, durante a legislatura 1999-2004 (acompanhando designadamente a Comissão dos Negócios Estrangeiros do PE). 
Foi ainda Professor Convidado do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração de Aveiro (ISCIA) e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). 
Investigador nas áreas das Relações Internacionais, Geopolítica e Estudos de Segurança especializado nas regiões Euro-Atlântica, EurAsiática e Ásia-Pacífico, é autor e co-autor de mais de uma dezena de livros e de inúmeros ensaios e artigos publicados nas revistas da especialidade. 
Analista residente do programa "Olhar o Mundo” da RTP e especialista convidado de vários órgãos de comunicação social, analisando e comentando assuntos de política internacional e segurança.

Secretariado de Apoio aos Departamentos
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00


Article / Section
Home > > >

Objectivos

  1.  Assegurar a estreita articulação deste ciclo de formação com a investigação avançada neste domínio, designadamente no âmbito da unidade OBSERVARE e suas Linhas de Investigação , bem como com um programa transnacional de investigação sustentado por diversas Universidades estrangeiras em parceria com o OBSERVARE-UAL.

  2. Dotar os doutorandos de instrumentos intelectuais e metodológicos aprofundados que permitam uma melhor interpretação dos processos internacionais;

  3. Habilitar os doutorandos a exercerem o trabalho de investigação com o máximo de rigor, objectividade e espírito crítico;

  4. Estabelecer um permanente cruzamento entre a problemática político-estratégica – GEOPOLÍTICA – e a económica – GEOECONOMIA – (o que pretende ser o traço de identidade e originalidade deste doutoramento), reforçando também este aspecto da interdisciplinaridade com reflexões provenientes de outras sub-áreas associadas, dos Estudos de Segurança aos Estudos da Globalização e Regionais;

  5. Habilitar os doutorandos ao exercício de profissões de alto nível, com relevo para a carreira de funcionário de organismo internacional ou a carreira universitária, mas também para oficiais superiores militares ou de forças de segurança e a liderança em processos de internacionalização económica e empresarial.

mapimg
Ligações úteis