Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Pós-Graduação em Relações Internacionais da Ásia Contemporânea

Search

Pesquisa
Content
left side
 Luis Tomé

Coordenador

Luis Tomé

ltome@autonoma.pt

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra, Mestre em Estratégia pelo ISCSP da então Universidade Técnica de Lisboa e Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL).
Professor Associado na UAL, onde coordena o Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia. 
Coordenador Científico do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da UAL, unidade de investigação credenciada pela FCT. Subdiretor do Anuário Janus e da revista científica Janus.net, e-journal of international relations, esta indexada nas mais importantes bases internacionais (B-ON, Dialnet, Latindex, DOAJ, Ebsco, Redalyc, Scopus). 
Professor Convidado do Instituto da Defesa Nacional (IDN), do Instituto Universitário Militar (IUM) e do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e Visiting Professor de La Sapienza Universitá di Roma-Itália e da Middle East Technical University (METU) de Ancara-Turquia. 
Entre novembro 2015 e outubro 2017 foi Adjunto/Técnico Especialista para as Relações Internacionais e o combate ao terrorismo no Gabinete da Ministra da Administração Interna.
Foi Investigador da NATO-EAPC (elaborando o relatório "Russia and NATO’s Enlargement”, 2000) e Assessor do Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Dr. José Pacheco Pereira, durante a legislatura 1999-2004 (acompanhando designadamente a Comissão dos Negócios Estrangeiros do PE). 
Foi ainda Professor Convidado do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração de Aveiro (ISCIA) e da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). 
Investigador nas áreas das Relações Internacionais, Geopolítica e Estudos de Segurança especializado nas regiões Euro-Atlântica, EurAsiática e Ásia-Pacífico, é autor e co-autor de mais de uma dezena de livros e de inúmeros ensaios e artigos publicados nas revistas da especialidade. 
Analista residente do programa "Olhar o Mundo” da RTP e especialista convidado de vários órgãos de comunicação social, analisando e comentando assuntos de política internacional e segurança.


Secretariado de Apoio aos Departamentos
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00

  Alexandre Carriço

Coordenador

Alexandre Carriço

acarrico@autonoma.pt

Secretariado de Apoio aos Departamentos
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00


Article / Section
Home > >

Breve descrição das UC´s

1.º SEMESTRE, Outubro de 2015 a Fevereiro de 2016

Teorias e História das Relações Internacionais da Ásia, Coord. Raquel Vaz Pinto
a ascensão da Ásia nas relações internacionais; os marcos históricos dos actores asiáticos no século XX e primeira década do século XXI; os principais argumentos teóricos dos países líderes asiáticos; razões que dificultam a criação de uma teoria/teorias de Relações Internacionais não Ocidental e em particular os contributos chineses e indianos. 

Geopolítica da Ásia, Coord. Luis Tomé
Conceptualizações e delimitações geográficas e geopolíticas: Ásia-Pacífico, Ásia, Ásias entral, Meridional, Sudeste, Nordeste e Ásia Oriental; Oceanos Pacífico e Índico. Factores geopolíticos, dinâmicas e tendências: conjunto Ásia-Pacífico, sub-regiões asiáticas (Central, Meridional, Sudeste e Nordeste) e interligações entre os níveis local, regional e global. 
Principais actores, estrutura de poder, quadro de interacções e complexo de segurança ao nível macro. Eixos geoestratégicos e factores de competição, tensão e conflito; hotspots regionais. Motivações e quadros cooperativos regionais e inter-regionais: interdependências, parcerias, multilateralismo, organizações e regionalismo. A Ásia, a Ásia Pacífico e as sub-regiões asiáticas no quadro da geopolítica mundial.

Geoeconomia e Dinâmicas Económicas da Ásia, Coord. Miguel Santos Neves e Henrique Morais 
A dinâmica económica da Ásia nas últimas décadas. A economia da Ásia na economia global. As grandes economias asiáticas: China, Japão, India. O paradigma dos developmental states. Fluxos de comércio intra-regional e modelos de integração económica regional na Asia. Áreas de comércio livre e projetos transregionais. Energia e insegurança energética na Ásia: recursos energéticos, corredores energéticos e estratégias de segurança energética dos principais atores regionais. O sistema financeiro e as novas dinâmicas na Ásia. A posição da China e as novas iniciativas (AIIB e BRICS Development Bank): implicações regionais e significado global. As empresas multinacionais da Ásia, estruturas e sua competitividade e influência globais. A diversidade da business cultures. Migrações na Ásia, fluxos de mão de obra e mercados de trabalho As diásporas empreendedoras: os casos da China e da India. Crime organizado transnacional, economia informal e os tráficos pessoas, drogas e armas no contexto asiático

Métodos e Projetos de Investigação para Estudos Asiáticos, Coord. Diana Soller
A filosofia da ciência: conceitos de epistemologia, ontologia e metodologia. Epistemologia, ontologias e metodologia racionalistas e interpretativas. Métodos quantitativos, métodos qualitativos, designs multi-métodos, e métodos etnográficos. Vantagens e desvantagens de cada método/técnica metodológica e como escolher o mais adequado a cada projeto. As componentes do research design: pergunta de partida, variáveis dependentes, independentes e intervenientes, hipóteses, revisão da literatura, operacionalização das diversas componentes. Modelos de research designs. Elaboração de research designs. 


2.º SEMESTRE, Fevereiro de 2016 a Junho 2016

Culturas e Sistemas Políticos Asiáticos, Coord. Raquel Vaz Pinto e Diana Soller
As teorias da modernização: a teoria liberal da modernização e os seus críticos. Aplicação à Asia. Conceitos de "path dependency” e "critical junctures”. Impactos das heranças coloniais, construção de estados e teorias do desenvolvimento. O papel dos "líderes carismáticos”. Instituições e ideologias. Sistemas políticos: a clivagem entre autocracias e democracias. Os quatro sistemas regionais asiáticos: Asia Central, Asia do Sul, Sudeste Asiático, Ásia Ocidental. A influência dos sistemas políticos e ideológicos internos nas relações entre os estados asiáticos, sistema regional e sistema internacional. 

Dinâmicas de Segurança e Defesa na Ásia, Coord. Alexandre Carriço e Constantino Xavier
Regimes de segurança e defesa regional asiática: alianças, organizações e fóruns. Estratégias de segurança e defesa nacional: EUA, República Popular da China, República da China, Japão, Rússia, Coreia do Sul, Austrália, Vietname, Indonésia, Índia e Paquistão. Disputas territoriais: Japão-Rússia; China-Japão; Japão-Coreia do Sul; China-Índia; Índia-Paquistão; Sul do Mar da China. Dinâmicas regionais de corrida ao armamento e dilemas de segurança: teoria e realidade. Riscos e ameaças não-tradicionais: narcotráfico, tráfico humano, alterações climáticas, escassez de recursos naturais.

Portugal, a União Europeia e a Ásia, Coord. Miguel Santos Neves
O quadro e evolução das relações UE-Ásia e o diálogo inter-regional. A diversidade de atores (públicos, privados e terceiro sector) e os diferentes canais track I, track II e track III. A ASEM e o diálogo de cooperação inter-regional. As relações inter-regionais UE-ASEAN. O processo de criação de áreas de comércio livre bilaterais. As relações UE-China e multi-level governance. A Politica Externa Comum para a Ásia e as potências regionais. A estratégia da UE para as relações com a Ásia. A Ásia no contexto da política externa portuguesa. Portugal e a China: as implicações da parceria estratégica e o impacto do investimento estratégico chinês em Portugal. As relações UE-Ásia no quadro das relações inter-regionais globais e da governação global. 

Políticas Asiáticas, Coord. Luis Tomé
As Políticas e as Estratégias de Grandes Actores Asiáticos - interesses, objectivos, percepções, prioridades, potencialidades, constrangimentos e processos de decisão: RPChina,, Japão , Coreia do Sul , ASEAN ,Indonésia , Índia , Paquistão. As Políticas Asiáticas de outros actores proeminentes: Estados Unidos, Rússia, Austrália, Turquia, Irão, Brasil e África do Sul.

mapimg
Ligações úteis