Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Ciências e Tecnologias

Departamento

Search

Pesquisa
Content
Ciências e Tecnologias
left side
Prof. Doutor  Mário Marques da Silva

Director

Prof. Doutor Mário Marques da Silva

mmsilva@autonoma.pt

É Professor Associado e Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias da Universidade Autónoma de Lisboa, bem como investigador do Instituto de Telecomunicações, em Lisboa, Portugal. Ele concluiu a sua Licenciatura em Engenharia Eletrónica em 1992, e o Mestrado e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, respetivamente em 1999 e 2005, ambos no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Entre 2005 e 2008 foi funcionário internacional da Agência NATO Air Command Control & Management (NACMA) em Bruxelas (Bélgica), onde foi responsável pela gestão dos sistemas de telecomunicações expedicionárias do programa da NATO designado ACCS. Ele tem estado envolvido em múltiplos projetos de redes e telecomunicações. Seus interesses de investigação incluem redes e comunicações móveis, Software Defined Radio, tecnologias IP e segurança de redes. Mário Marques da Silva é também formador certificado pela Cisco para o CCNA.

É o autor de cinco livros da editora Norte Americana CRC Press, com os títulos Cable and Wireless Networks: Theory & Practice, Multimedia Communications and Networking, Transmission Techniques for Emergent Multicast and Broadcast Systems, Transmission Techniques for 4G Systems e MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution. Além disso, ele é autor de várias dezenas de artigos em revistas e conferências internacionais, membro do IEEE e AFCEA, e revisor de várias revistas e conferências científicas internacionais do IEEE. Finalmente, ele tem presidido a muitas sessões de conferências e tem integrado múltiplas comissões organizadoras relevantes do EURASIP e conferências do IEEE.


Unidade Central de Apoio Académico 
(Mestrados e Doutoramentos / Apoio aos Departamentos)
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h30 às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00
left side menus
Article / Section
Home > >

Autónoma TechLab – Centro de Investigação em Tecnologias

O Autónoma TechLab – Centro de Investigação em Tecnologias – é uma nova unidade de investigação da UAL, integrada no Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT).

Conforme estabelecido nos seus estatutos, o Autónoma TechLab "tem por finalidade principal promover e difundir a investigação, desenvolvimento e formação científica, técnica e profissional permanente dos seus associados e de terceiros no âmbito das Ciências e Tecnologias, em particular das Ciências Informáticas e Eletrotécnicas, e das respetivas disciplinas auxiliares e afins ministradas nos ciclos de estudo” da UAL/DCT.

A sua estratégia para a investigação, segundo as orientações definidas pelo DCT, centra-se nos seguintes pontos:

1. Fomentar o número e a qualidade das publicações dos seus investigadores;

2. Desenvolver Projetos de Investigação, com destaque para a investigação Aplicada, particularmente em parceria com outras entidades;

3. Integrar Projetos externos, nacionais e estrangeiros (FCT, Horizonte 2020, etc.);

4. Participação noutros estudos, consultadoria ou projetos, nomeadamente, os que possam gerar fonte de financiamento.

O Autónoma TechLab conta com investigadores docentes do DCT com competências multidisciplinares nas áreas:

- Redes de Computadores / Wireless

- Machine Learning

- Image Processing

- Big Data

- Internet of Things

- Sistemas de Informação Geográficos

- Information and Knowledge Structuring and Management

- Information and Communication Technologies for development + education (Health systems, e-business, e-teaching, e-learning)

O Mar apresenta-se como um domínio de aplicação para as tecnologias, em paralelo com Território e o ambiente organizacional / empresarial.

A investigação em curso está distribuída pelas seguintes Linhas de Investigação:

- Processamento de Sinal para Sistemas de Telecomunicações

- Internet of Things

- Big Data

- Tecnologia do Mar

- Veículos não Tripulados, em particular, Drones

- Sistemas de Informação Geográficos

Information and Communication Technologies for development + education (Health systems, e-business, e-teaching, e-learning)

Investigadores deste Centro mantêm ligações com outras entidades de investigação (Instituto de Telecomunicações; Centre for Computing and Social Responsability, Reino Unido) que potenciam a investigação em rede.

O Autonoma LabTech beneficia de parcerias que o DCT tem com entidades externas, tais como, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e a empresa YDreams. Alunos mais avançados dos ciclos de estudos do DCT têm a oportunidade de colaborar em projetos, como acontece atualmente em "Veículos não Tripulados, em particular, Drones” ou em "Tecnologia do Mar”.

Este Centro de Investigação em colaboração com outros Centros, Departamentos da UAL (Arquitectura e Ciências Económicas e Empresariais) e parceiros nacionais, estão presentemente a desenvolver uma iniciativa-projeto, no âmbito do projeto Urban Logistics Cluster Lisbon & Tagus Valley Regiondo Cluster DOROTHY que reúne quatro regiões da Europa: Toscânia (Itália), Região de Lisboa e Vale do Tejo (Portugal), Valência (Espanha) e Olténia (Roménia).


O Coordenador do Autónoma TechLab
Prof. Doutor Paulo Enes da Silveira



mapimg
Ligações úteis