Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Mestrado em Relações Internacionais

DR, 2ª Série, Nº 143, de 26 julho de 2013, Anúncio nº 261/2013.

Search

Pesquisa
Content
left side
Professor Doutor Luís Moita

Coordenador

Professor Doutor Luís Moita

lmoita@autonoma.pt

Nascido em 11 de Agosto de 1939. Doutorado em Ética pela Universidade Lateranense (Itália), em 1967, com a classificação "summa cum laude” (10/10) – grau académico reconhecido pela Universidade Católica Portuguesa.
Actualmente é Professor Catedrático de "Teorias das Relações Internacionais”, Director do Departamento de Relações Internacionais e membro do Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa. Entre 1992 e 2009 foi Vice-reitor desta Universidade.
Dirige a unidade de investigação OBSERVARE (Observatório de Relações Exteriores) que edita uma colecção de livros e duas publicações periódicas: o anuário JANUS (publicado desde 1997) e a revista científica semestral JANUS.NET, e-journal of International Relations (publicada desde o Outono de 2010).
Durante 15 anos, entre 1974 e 1989, dirigiu o CIDAC, organização não-governamental portuguesa de cooperação para o desenvolvimento. Ler mais


Unidade Central de Apoio Académico 
(Mestrados e Doutoramentos / Apoio aos Departamentos)
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h30 às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00

Article / Section
Home > > >

Docentes das Unidades Curriculares

DOUTOR LUÍS MOITA

Doutorado em Ética pela Universidade Lateranense (Itália), em 1967, com a classificação "summa cum laude” (10/10) – grau académico reconhecido pela Universidade Católica Portuguesa.

Actualmente é Professor Catedrático de Sociologia das Relações Internacionais. Dirige o OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores que edita a publicação JANUS – Anuário de Relações Exteriores. Director do Departamento de Relações Internacionais da UAL.

DOUTOR LUÍS FRAGA

É diplomado pela Academia Militar, licenciado em Ciências Político-Sociais pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre em Estratégia e doutor em História.

É Coronel da Força Aérea na situação de reforma. Foi cinco anos professor do Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, dois da Academia Militar e onze da Academia da Força Aérea. Foi Director do Ensino Politécnico e Universitário da Academia da Força Aérea. É docente, com a categoria de professor auxiliar convidado, da Universidade Autónoma de Lisboa, desde 1992, tendo leccionado nos departamentos de Relações Internacionais, Ciências da Comunicação, História, Psicologia e Direito.

Autor de vários livros de investigação histórica e social para além de inúmeros trabalhos em obras colectivas. Publicou, também, várias dezenas de artigos em revistas especializadas. Integra o Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar e é membro da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea.

É vogal do Conselho Pedagógico e membro do Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa desde 2010. É investigador integrado do Instituto de História Contemporânea de Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador integrado do OBSERVARE.

DOUTOR MANUEL FARTO

Manuel da Jesus Farto é professor associado da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e professor associado (aposentado) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, exercendo presentemente as funções de director do departamento da Ciências Económicas, Empresariais e Tecnológicas da UAL.

Licenciado em Economia pelo ISEG, doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa por equivalência do doutoramento em Histoire de la Pensée Économique, obtido na Universidade de Paris-X, Nanterre, 1987. É professor visitante da Universidade de Orléans – França, da Universidade Federal da Paraíba – Brasil, da Universidade Eduardo Mondlaine -Moçambique, da Universidade Agostinho Neto-Angola e da Universidade do Algarve, e subdirector da revista "JANUS”.

Exerceu vários cargos públicos, designadamente de Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e Subdirector Geral do Ensino Superior e académicos, tendo sido Vice- Presidente do Conselho Directivo do ISEG.

Participou em várias conferências nacionais e internacionais e publicou vários artigos em revistas e livros.

Os seus principais interesses de investigação são: Macroeconomia, Economia Internacional, História do Pensamento Económico e Politica económica.

DOUTOR LUÍS TOMÉ

Professor da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e Professor Convidado no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) e no Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Coordenador Científico do OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores e Director- Adjunto do Anuário Janus e da revista científica Janus.net, e-journal of international relations. Foi Investigador da NATO e Assessor da Vice-Presidência do Parlamento Europeu.

Investigador nas áreas das Relações Internacionais, Geopolítica e Estudos de Segurança especializado nas regiões Euro-Atlântica, EurAsiática e Ásia-Pacífico, é autor e co-autor de mais de uma dezena de livros e de inúmeros ensaios e artigos publicados nas revistas da especialidade, sendo também autor do website EUROPASIA.NET.

Doutor em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-UTL) e Licenciado em Relações Internacionais pela UAL.

E-mail: ltome@ual.pt ou relintual@gmail.com

DOUTOR MIGUEL SANTOS NEVES

Doutor pela London School of Economics and Political Science. MPhil (Economia e Estratégias do Desenvolvimento) no Institute of Development Studies – IDS, Universidade de Sussex, Reino Unido. Licenciatura (Juridico-Económica) pela Faculdadede Direito da Universidade de Lisboa.

Investigador no OBSERVARE. As principais áreas de investigação incidem sobre Migrações Internacionais, Direitos Humanos e Direito Humanitário, Globalização e Dinâmicas Económicas e Políticas Internacionais e Paradiplomacia e Regiões de Conhecimento.

Membro de diversas redes de investigação internacionais incluindo o UE-ISIS/ASEAN+3, ECAN e MedAsia CNRS.

DOUTORA BRÍGIDA BRITO

Socióloga (Universidade Autónoma de Lisboa) com Mestrado e Doutoramento em Estudos Africanos (ISCTE), tendo concluído investigação de Pós Doutoramento (2006-11).

É professora no departamento de Relações Internacionais desde 2006 (Universidade Autónoma de Lisboa), tendo também leccionado no departamento de Sociologia (1992-2002).

É vogal da Direcção do OBSERVARE, Observatório de Relações Exteriores, onde desenvolve investigação, e subdirectora do JANUS.net, e-journal of International Relations. Tem efectuado consultorias externas para organizações internacionais como o Bureau Internacional do Trabalho, o Banco Mundial e a Organização Internacional para as Migrações, e avaliado projectos de desenvolvimento para Organizações da Sociedade Civil como o Instituto Marquês de Valle Flôr.

DOUTOR FILIPE VASCONCELOS ROMÃO

Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Diploma de Estudos Avançados em Política Internacional e Resolução de Conflitos (2007) e licenciado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade deCoimbra (2005).

Investigador Integrado no OBSERVARE. Responsável pela componente prática das cadeiras de Ciência Política e de Direitos Humanos da licenciatura em Relações Internacionais da Faculdade de Ecomomia da Universidade de Coimbra (2010/2011). Investigador na Universidade de Deusto (2008/2009), ao abrigo do European Doctorate Enhancement in Peace and Conflict Studies (EDEN). Bolseiro de doutoramento da Fundação para as Ciências e Tecnologias (2008-2011)

DOUTORA NANCY GOMES

Doutora em Relações Internacionais na FCSH / Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa de Doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian. Mestre em Relações Internacionais pelo ISCSP / Universidade Técnica de Lisboa. Licenciada em Estudos Internacionais pelaFACES / Universidade Central de Venezuela.

É Professora Auxiliar no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa "Luís de Camões", desde 1995. Investigadora integrada do OBSERVARE (UAL). Membro do Conselho Editorial da Revista Janus.net. Directora académica da Representação da FEDERASUR em Portugal. Membro do Conselho Consultivo do IPDAL.

Autora de vários artigos sobre Cooperação Internacional, nomeadamente sobre Cooperação Ibero-Americana. Desempenhou funções de Consultoria e Gestão de bolsas, no SEB / Fundação Calouste Gulbenkian, entre 2001 e 2007.

DOUTORA ANA FURTADO

Doutorada em Economia pela London School of Economics and Political Science. Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Subdiretora-Geral do Gabinete de Planeamento, Estratégia e Relações Internacionais do Ministério dasFinanças.

Professora Auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa. Entre 1991 e 1993 foi Consultora do Gabinete de Estudos Económicos do Ministério das Finanças e entre 1993 e 1999 desempenhou funções do Banco de Portugal. Foi Assessora dos Secretários de Estado do Tesouro e Finanças dos XIV e XV Governos Constitucionais a partir de 1999 e em 2002 foi designada Diretora Coordenadora da Área de Economia do Instituto Nacional dos Transportes Ferroviários.

Foi Técnica Superior do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (2007), Técnica Superior do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (2008) e Técnica Superior da Direcção Geral do Tribunal de Contas (2009).

GENERAL LUÍS VALENÇA PINTO

General.Licenciado em Engenharia Militar pela Academia Militar. Habilitado com os Curso Geral de Comando e Estado Maior, Curso de Técnica de Estado Maior e Curso Superior de Comando e Direção do Instituto de Altos Estudos Militares (IAEM).Habilitado com o Curso do Colégio de Defesa da NATO.

Foi Professor no IAEM, Conselheiro Militar na Delegação Portuguesa junto da NATO (acumulando com a União da Europa Ocidental, com o Independent European Programming Group, com o, Eurogrupo e com a Cooperação Política Europeia), Comandante da Escola Prática de Engenharia, Representante Militar Nacional junto do Supreme Headquarters Allied Powers Europe, Diretor do Instituto da Defesa Nacional, Comandante da Logística do Exército, Chefe do Estado Maior do Exército e Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas.

É professor convidado na Universidade Autónoma de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa. È investigador no OBSERVARE, Observatório de Relações Exteriores da UAL.

É autor de numerosos estudos e artigos sobre Segurança e Defesa e docente e conferencista em universidades e outras instituições nacionais e estrangeiras.


DOUTORA PATRÍCIA GALVÃO TELES


mapimg
Ligações úteis