Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Ciências e Tecnologias

Departamento

Search

Pesquisa
Content
Ciências e Tecnologias
left side
Prof. Doutor  Mário Marques da Silva

Director

Prof. Doutor Mário Marques da Silva

mmsilva@autonoma.pt

É Professor Associado e Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias da Universidade Autónoma de Lisboa, bem como investigador do Instituto de Telecomunicações, em Lisboa, Portugal. Ele concluiu a sua Licenciatura em Engenharia Eletrónica em 1992, e o Mestrado e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, respetivamente em 1999 e 2005, ambos no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Entre 2005 e 2008 foi funcionário internacional da Agência NATO Air Command Control & Management (NACMA) em Bruxelas (Bélgica), onde foi responsável pela implementação dos sistemas de telecomunicações expedicionárias do programa da NATO designado ACCS. Ele tem estado envolvido em múltiplos projetos de redes e telecomunicações. Seus interesses de investigação incluem redes e comunicações móveis, Software Defined Radio, tecnologias IP e segurança de redes. Mário Marques da Silva é também formador certificado pela Cisco para o CCNA.

É o autor de cinco livros da editora Norte Americana CRC Press, com os títulos Cable and Wireless Networks: Theory & Practice, Multimedia Communications and Networking, Transmission Techniques for Emergent Multicast and Broadcast Systems, Transmission Techniques for 4G Systems e MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution. Além disso, ele é autor de várias dezenas de artigos em revistas e conferências internacionais, membro do IEEE e AFCEA, e revisor de várias revistas e conferências científicas internacionais do IEEE. Finalmente, ele tem presidido a muitas sessões de conferências e tem integrado múltiplas comissões organizadoras relevantes do EURASIP e conferências do IEEE.

Secretariado de Apoio aos Departamentos
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00
left side menus
Article / Section
Home > >

Ciências e Tecnologias

O Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) é uma unidade orgânica da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) de caráter multidisciplinar na área das tecnologias, sendo responsável pela lecionação de diversos ciclos de estudo, bem como pela prossecução de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), nas áreas tecnológicas, seja na área dos Sistemas e Tecnologias da Informação, seja ainda na área dos Sistemas Eletrónicos e de Telecomunicações.
O DCT contribui para formar quadros com elevadas competências técnicas e humanas essenciais para as empresas, entidades estatais e demais organizações e sistemas, nos seus mais variados sectores de intervenção. A sólida qualidade dos ciclos de estudo deste departamento é demonstrada pelo elevado grau de empregabilidade dos ex-alunos, bem como pelo retorno dos seus empregadores.
Este renovado departamento tem vindo a implementar uma nova estratégia Universitária que incluiu a criação de novos ciclos de estudo que complementam a renovada anterior oferta formativa, a implementação de parcerias com entidades externas que solidificam a oferta formativa e a I&D, a criação do centro de investigação Autonoma Techlab e a renovação dos espaços e dos laboratórios utilizados em formação e atividades I&D. O DCT, providenciando uma formação sólida e competitiva no espírito da Declaração de Bolonha, tem especiais responsabilidades na coordenação e implementação dos seguintes programas de ensino superior:
Licenciaturas

Mestrado

O DCT tem ainda a coordenação de diversos cursos não conferentes de grau, como o curso Cisco CCNA, sob a égide da Academia Cisco da UAL, ou a pós-graduação em Cable and Wireless Networks: Theory & Practice.
O corpo docente do DCT é jovem e composto por 90% de doutorados que cumprem todos os critérios de rigor, qualidade, experiência e profissionalismo, tanto ao nível científico como pedagógico, constituindo-se como uma sólida equipa disponível para acompanhar os alunos no seu processo de aprendizagem.
Com esta estratégia, a UAL reforça a posição de referência já detida entre as Universidades Privadas Portuguesas na formação em novas tecnologias.
Convidamo-lo a integrar a nossa equipa.

Consulte o Calendário Escolar do ano lectivo 2017/2018 aqui.

mapimg
Ligações úteis