Universidade Autónoma de Lisboa
EN
Above Content

Ciências e Tecnologias

Departamento

Search

Pesquisa
Content
Ciências e Tecnologias
left side
Prof. Doutor  Mário Marques da Silva

Director

Prof. Doutor Mário Marques da Silva

mmsilva@autonoma.pt

É Professor Associado e Diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias da Universidade Autónoma de Lisboa, bem como investigador do Instituto de Telecomunicações, em Lisboa, Portugal. Ele concluiu a sua Licenciatura em Engenharia Eletrónica em 1992, e o Mestrado e Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, respetivamente em 1999 e 2005, ambos no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Entre 2005 e 2008 foi funcionário internacional da Agência NATO Air Command Control & Management (NACMA) em Bruxelas (Bélgica), onde foi responsável pela gestão dos sistemas de telecomunicações expedicionárias do programa da NATO designado ACCS. Ele tem estado envolvido em múltiplos projetos de redes e telecomunicações. Seus interesses de investigação incluem redes e comunicações móveis, Software Defined Radio, tecnologias IP e segurança de redes. Mário Marques da Silva é também formador certificado pela Cisco para o CCNA.

É o autor de cinco livros da editora Norte Americana CRC Press, com os títulos Cable and Wireless Networks: Theory & Practice, Multimedia Communications and Networking, Transmission Techniques for Emergent Multicast and Broadcast Systems, Transmission Techniques for 4G Systems e MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution. Além disso, ele é autor de várias dezenas de artigos em revistas e conferências internacionais, membro do IEEE e AFCEA, e revisor de várias revistas e conferências científicas internacionais do IEEE. Finalmente, ele tem presidido a muitas sessões de conferências e tem integrado múltiplas comissões organizadoras relevantes do EURASIP e conferências do IEEE.


Unidade Central de Apoio Académico 
(Mestrados e Doutoramentos / Apoio aos Departamentos)
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00
Article / Section
Home > >

Ciências e Tecnologias

O Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) é uma unidade orgânica da Universidade Autónoma de Lisboa de caráter multidisciplinar na área das tecnologias, sendo responsável pela lecionação da Licenciatura em Engenharia Informática e em Informática de Gestão, bem como pela prossecução de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) nas áreas tecnológicas, seja na área dos Sistemas e Tecnologias da Informação, seja ainda na área dos Sistemas Eletrónicos e de Telecomunicações.

A sólida qualidade dos ciclos de estudo deste departamento é demonstrada pelo elevado grau de empregabilidade dos ex-alunos, bem como pelo retorno dos seus empregadores. Para além dos ciclos de estudo em funcionamento, encontram-se outros em fase de aprovação e implementação.

Este departamento implementou recentemente uma nova estratégia Universitária que incluiu o reforço dos laboratórios, o aumento da capacidade de I&D que resultou da recente criação do Centro de Investigação em Tecnologias - UAL LabTech, aumento de espaços para atividades de I&D e com a concretização de parcerias com outras entidades de externas. Um exemplo é a parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores através das quais a linha de investigação em Tecnologias do Mar sai amplamente reforçada. 

A parceria com a empresa de I&D tecnológica YDreams potencia a investigação aplicada da UAL, possibilitando a realização de projetos finais de curso, com acesso a laboratórios muito bem equipados e interagindo com equipas multidisciplinares.

O corpo docente do DCT é composto por 90% de doutorados que cumprem todos os critérios de rigor, qualidade, experiência e profissionalismo, tanto a nível científico como pedagógico, constituindo-se como uma sólida equipa disponível para acompanhar os alunos no seu processo de aprendizagem.

Com esta estratégia, a UAL pretende reforçar a posição de referência já detida entre as Universidades Privadas Portuguesas na formação em novas tecnologias.

Convidamo-lo a integrar a nossa equipa.

Lista do corpo docente do Departamento.

Consulte o Calendário Escolar do ano lectivo 2016/2017 aqui.