Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

História, Artes e Humanidades

Departamento

Search

Pesquisa
Content
História, Artes e Humanidades
left side
Professor Doutor Miguel Figueira de Faria

Director de Departamento

Professor Doutor Miguel Figueira de Faria

mfaria@autonoma.pt

Doutor em História da Arte e Agregado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. 
Professor Catedrático e Director do Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). 
Sócio da Sociedade de Geografia e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. 
Tem várias obras publicadas nas áreas de História da Arte, Urbanismo, Património, Estudos Olisiponenses, História do Livro e História do Brasil Colonial. 

Unidade Central de Apoio Académico 
(Mestrados e Doutoramentos / Apoio aos Departamentos)
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h30 às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00
Article / Section
Home > >

História

A licenciatura em História, adequada ao Processo de Bolonha, caracteriza-se pela implementação de metodologias inovadoras orientadas para a empregabilidade e, simultaneamente, para a construção de uma sólida cultura de base motivadora do prosseguimento da respetiva formação académica. As metodologias ativas correspondem às mais recentes correntes de ensino na área seguindo padrões internacionais tendo presente a oportuna integração nos programas de mobilidade universitária.

Além da programação pedagógica de base determinou-se em paralelo o envolvimento dos alunos em projectos extra-curriculares e de iniciação á investigação no domínio da História, Arqueologia e Património. Desta forma o curriculum desenvolvido articula o tronco dominante do domínio da História nas suas vertentes nucleares, Institucional, Política, Económica e Social com uma consistente formação nas áreas de Arqueologia e História de Arte. Fecham este conjunto central de competências adquiridas as necessárias unidades curriculares de ciências auxiliares indispensáveis à formação técnica, nomeadamente Paleografia e Epigrafia. 

O actual ciclo de estudos da Licenciatura em História destina-se a formar futuros profissionais habilitados para a docência, investigação básica e aplicada, serviços da administração central e autarquias, arquivos, bibliotecas, museus, podendo ainda exercer outras atividades nomeadamente:

 Participação activa nos orgãos autárquicos, nas questões de política do património e gestão dos bens comunitários, criação e animação de associações culturais, galerias de exposições, etc. 

Actividades relacionadas com o turismo - preparação de guias especializados em temas culturais, na criação e programação de roteiros turísticos e circuitos temáticos. 

Investigação e levantamento do património local e regional nas suas vertentes artística, histórica, etnológica, etc., e elaboração das respectivas monografias temáticas. 

Assessoria de empresas na organização do seu espólio documental e museológico, e produção de respectivas monografias. 


Lista do corpo docente do Departamento.

Consulte o Calendário Escolar do ano lectivo 2016/2017 aqui.

Consulte o Calendário Escolar do ano lectivo 2017/2018 aqui.

mapimg
Ligações úteis