Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Psicologia

Departamento

Search

Pesquisa
Content
Psicologia
left side
Profª. Doutora Odete Nunes

Directora

Profª. Doutora Odete Nunes

onunes@autonoma.pt

Diretora do Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma desde 2012. Coordenadora Científica do Centro de Investigação em Psicologia -CIP/UAL, unidade I&D avaliada com a classificação  de Good pela FCT
Doutorada em Psicologia pela Université de Toulouse II -Le Mirail (2001). Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica (1997) e licenciada em Psicologia (1994), ambos pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada . Possui um Diplôme d'Études Approfondis pela Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995).
É Professora Associada no Departamento de Psicologia e Sociologia da Universidade Autónoma de Lisboa desde 2001, lecionando UCs na Licenciatura em Psicologia e no Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento. Membro do Conselho Científico da UAL desde 2010. (LER MAIS

Secretariado de Apoio aos Departamentos
Rua de Santa Marta, nº 47, 3º andar
Horário de atendimento:
2ª a 6ª feira das 9h às 19h
Telefone: (+351) 21 317 76 00

left side menus
Article / Section
Home > >

Psicologia

Desenvolve desde 2001 a sua atividade no âmbito das Ciências Humanas através das Unidades de Formação e de Investigação nas áreas de Psicologia e de Sociologia. Presentemente está ativa a formação no domínio da Psicologia ao nível do 1º ciclo (Licenciatura em Psicologia), do 2º ciclo (Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento). 

Sendo a Universidade um local de transmissão e de produção de conhecimento sustentado na investigação, o Departamento de Psicologia criou o Centro de Investigação em Psicologia – CIP/UAL (avaliação da FCT com good, permitindo a sua acreditação com financiamento), cuja linha de investigação se insere no âmbito da Vulnerabilidade Psicossocial e Contextos Instáveis. Integra vários projetos em desenvolvimento e, desde 2005, publica a revista científica PSIQUE (com comissão de leitura e acessível em open access).

Do ponto de vista pedagógico o DPS/UAL tem perspetivado uma aprendizagem experiencial e participativa, em sintonia com as diretivas de Bolonha, incentivando os alunos a desenvolver uma atitude ativa no seu processo de formação. A preocupação de uma formação consistente e concreta sustentada na perspetiva do "aprender fazendo” é apoiada através de aulas práticas em contexto hospitalar; de Laboratórios de Psicometria e de Neurociências; da possibilidade de observação direta dos alunos em consultas de psicologia no Centro Universitário de Psicologia e Logopedia (CUPL). 

Adotando uma visão sistémica de que a aprendizagem resulta da interação de diversos fatores, dos quais salientamos a importância do bem-estar e da motivação individual, o DPS/UAL criou o Gabinete de Apoio Psicológico e Promoção da Saúde – GAPS, destinado a toda a comunidade académica (docentes, discentes e colaboradores) tendo como finalidade promover a resolução ativa de problemáticas individuais que possam atuar como fatores de vulnerabilidade. Criou, ainda, o Gabinete de Apoio às Dificuldades Académicas (GADA), cuja missão é a de proporcionar uma oportunidade para a superação dos obstáculos que possam surgir e dificultar o percurso académico do aluno, evitando o insucesso e o abandono do projeto universitário. O GADA propõe-se atuar sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e de adaptação à vida social, mais especificamente académicas.

Uma das variáveis que contribui e facilita a aquisição e sedimentação de conhecimento é a participação e a frequência das aulas. Deste modo, os alunos são incentivados a privilegiarem a assiduidade e o envolvimento na atividade académica.

No que respeita ao corpo docente, tem-se apostado na sua fixação e na relevância da sua  experiência pedagógica na área de estudo (a grande maioria é doutor em psicologia) e na investigação.


Consulte o Calendário Escolar do ano lectivo 2017/2018 aqui.

Ler mais
mapimg
Ligações úteis