Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Observare

Observatório de Relações Exteriores

Search

Pesquisa
Content
Observare
left side
Article / Section
Home > > > >

Observare

O OBSERVARE – abreviatura de Observatório de Relações Exteriores – foi criado em 1996 como centro de estudos em Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa. Desde então tem desenvolvido diversos projectos de investigação nessa área científica, abrangendo temas como as relações Portugal-Espanha, as migrações, os oceanos, a política externa portuguesa, a arquitectura política europeia, a paz e a guerra nos nossos dias, as religiões na política mundial, as relações de trabalho, a aliança de civilizações, meio século de independências africanas, Portugal num mundo em mudanças, as incertezas da Europa e as metamorfoses da violência.

Os seus Estatutos definem-no como uma unidade universitária de investigação e como uma unidade orgânica da CEU – Cooperativa de Ensino Universitário – UAL – Universidade Autónoma de Lisboa.

Além de um grande número de iniciativas académicas e científicas – conferências, colóquios, mesas redondas entre especialistas – os resultados dos estudos do OBSERVARE estão disponíveis numa colecção de livros e sobretudo no conjunto dos anuários JANUS, co-editados com o jornal PÚBLICO desde 1997. A partir do Outono de 2010, o OBSERVARE publica também uma revista científica online, designada JANUS.NET, e-journal of International Relations de acesso livre e gratuito.

left side
mapimg
Ligações úteis