Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

CEACT

Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território

Search

Pesquisa
Content
CEACT
left side
Article / Section
Home > >

Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território

O Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território [CEACT] promove investigação relacionada com a teoria e prática da Arquitectura.
Tem como objectivos:

  • a) Contribuir para uma evolução de qualidade da teoria e prática da Arquitectura em Portugal;
  • b)  A produção e difusão de projectos de I & D na área da Arquitectura e Ordenamento do Território;
  • c)  Apoiar os alunos e professores do curso de Arquitectura, na sua prática académica;
  • d) O apoio à formação avançada de recursos humanos, nomeadamente no âmbito da evolução da carreira docente e orientação de trabalhos de mestrado e doutoramento;
  • e)  A realização de seminários, conferências e actividades de divulgação dos resultados de investigação e de outros trabalhos desenvolvidos no âmbito do mestrado de Arquitectura;
  • f)   A integração em redes internacionais de investigação, fomentando a participação de investigadores em projectos de ID e conferências internacionais;
  • g)  A promoção da publicação livros e artigos científicos;
  • h)   A recolha sistemática de documentação na área da Arquitectura e Ordenamento do Território.

Linhas de investigação

Urbanismo e monumentos públicos (em parceria com o CICH)
Arquitectura portuguesa contemporânea

Esta linha encontra-se em instalação. Estão, neste momento, em preparação dois projectos de investigação para 2013/2014: Colonato de Pegões e Arquitectura Portuguesa durante a 2ª Guerra Mundial.

Projectos de investigação

Bairros em Lisboa 2012

O projecto Bairros de Lisboa 2012 teve início em 2010 e é coordenado pelo CEACT, tendo sido estabelecidas três parcerias para a sua realização: com o e-GEO – Centros de Estudos de Geografia e Planeamento Regional, com o SIPA - Sistema de Informação do Património Arquitectónico, do IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e com a Câmara Municipal de Lisboa.

Enquadramento do projecto

A cidade de Lisboa é constituída por realidades urbanas diferenciadas e diferenciadoras. O conceito de bairro é uma das referências constantes, enquanto realidade histórica, arquitectónica e social, presente na literatura científica, mas também nas estratégias e nas políticas de ordenamento (por exemplo, a Carta Estratégica, apresentada em 2009).

Para o seu estudo e compreensão, é fundamental abordar o bairro com um espaço físico, na sua componente histórica e urbanística, mas também como espaço que configura práticas sociais, utilizado, vivenciado e representado pelos seus habitantes e utilizadores.

Levantam-se, assim, um conjunto de questões a que se procurará responder: 

  • que bairros existem na cidade de Lisboa, hoje? 
  • Como os situamos na história da cidade? 
  • Poderemos estabelecer uma tipologia dos bairros existentes, que, de alguma forma, possa ser útil para o ordenamento da cidade? 
  • O que caracteriza um bairro, para os moradores e utentes da cidade?
  • Como é feita a apropriação e a representação do espaço do bairro?

Embora existam alguns trabalhos (sobretudo na área da sociologia e arquitectura e urbanismo) que se debruçam sobre esta temática, existe ainda muito trabalho a desenvolver, assim como algumas lacunas, ao nível da investigação, que este projecto poderá colmatar.

Objectivos

  • Aprofundar o conhecimento sobre a cidade de Lisboa.
  • Compreender a relação actual entre as formas urbanas e a vida social.
  • Contribuir para o ordenamento da cidade de Lisboa, feito de forma plural, inclusiva e capaz de responder às necessidades da sociedade contemporânea.

Metodologia

  1. Caracterização / levantamento histórico e urbanístico dos bairros de Lisboa.
  2. Selecção de estudos de caso (Graça, Campo de Ourique, Telheiras, Ajuda, Alvalade e um a definir)
  3. Levantamento arquitectónico dos estudos de caso.
  4. Caracterização sócio-cultural dos estudos de caso.
  5. Pesquisa e produção de cartografia histórica original, de apoio ao projecto.

O trabalho é realizado tendo sempre como base trabalho de campo, composto por observação, registo fotográfico e cartográfico, inquéritos e entrevistas.

Projecto Fronteiras Urbanas: a dinâmica dos encontros culturais na educação comunitária (projecto FCT PTDC/CPE-CED/119695/2010)

O projecto foi aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (avaliado como Excelente em todas as categorias). É coordenado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sendo o CEACT/UAL a Unidade de Investigação Adicional.

Projecto Oficina de projecto comunitário — arte no contexto intercultural

O projecto foi aprovado e financiado, através de protocolo, com a Câmara Municipal de Almada, estando a ser realizado através de uma parceria entre a Faculdade de Belas Artes de Lisboa (coordenação) e o CEACT.

O projecto propõe, de forma inovadora, implementar um projecto de arte pública comunitária, consubstanciando propostas de elementos artísticos de referência comunitária e urbana no concelho de Almada (concelho da Área Metropolitana de Lisboa, que se estende sobre a margem do rio Tejo oposta à de Lisboa). Para isso, desenvolve estratégias de acção cultural próximas de comunidades vulneráveis do Bairro do Pica Pau Amarelo.

O projecto está orientado para o trabalho de campo numa comunidade multicultural, inserida numa área urbana do concelho de Almada que reflecte as dificuldades de integração e coesão ao nível social e urbano. É na sua organização, maioritariamente formada por conjuntos habitacionais de realojamento, um espaço físico que reproduz na degradação do seu espaço público os problemas ao nível social, económica e cultural de quem o habita.

left side
mapimg
Ligações úteis