Universidade Autónoma de Lisboa
  • pt-icon
  • en-icon
Above Content

Serviços

Search

Pesquisa
Content
Serviços
left side
Article / Section
Home >

Serviço de Acção Social Escolar (SASE)

O Serviço de Ação Social Escolar tem por missão a atribuição de benefícios sociais e incentivos à formação dos alunos, através da aplicação do regulamento de ação social e do regulamento das bolsas de estudo e bolsas por mérito, e da gestão dos protocolos estabelecidos com várias entidades, por forma a que nenhum estudante seja excluído do ensino superior por incapacidade financeira.

Principais Apoios Sociais
• Redução de propinas, taxas e outros benefícios no âmbito do Regulamento da Universidade Autónoma de Lisboa
• Bolsas da DGES – Direção Geral do Ensino Superior
• Bolsa de Mérito
• Programa Retomar
• Financiamento de propinas no âmbito do Convénio com o Santander Universidades

Tabela de Benefícios Sociais e outras reduções de propinas aprovadas pela Entidade instituidora da Universidade Autónoma para o ano lectivo 2017/2018

OUTROS BENEFÍCIOS SOCIAIS
Redução de Propinas a alunos economicamente carenciados, desde que tenham concorrido previamente às bolsas da DGES, e não tenham sido contemplados, a alunos provenientes dos PALOPS e a alunos cuja situação socioeconómica se altere ao longo do ano letivo.

Prazos de candidatura:
Alunos provenientes dos PALOPS
• 15 dias após o ato da inscrição

OUTROS:
(alunos que se candidataram à bolsa da DGES e não tiveram apoio)
• 15 dias após divulgação do resultado

Tabela aplicada pelo SASE da UAL: 
RENDIMENTO PER CAPITA E RESPETIVA REDUÇÃO
Inferior a 50% do IAS (421,32€) – Situação económica não esclarecida
de 50% a 75% do IAS (421,32€) - 20%
de 75% até ao limite do IAS - 10%

BOLSAS DE ESTUDO
Para mais informações deve dirigir-se ao SASE da UAL ou consultar a página da internet da DGES

A Direção Geral do Ensino Superior disponibiliza um simulador para determinar o valor da bolsa de estudo que poderá vir a usufruir. Clique aqui para aceder.

A presente versão do simulador não permite avaliar condições específicas associadas às seguintes situações:
• Estágios profissionais;
• Alunos inscritos em tempo parcial;
• Alunos com estatuto de trabalhador estudante;
• Alunos que tenham procedido a mudança de curso;
• Situações excecionais previstas na legislação em vigor;
• Agregados familiares com rendimentos empresariais e profissionais que resultem de contabilidade organizada, declarada em Anexo C da declaração do IRS;
• Agregados familiares com rendimentos de capitais que resultem de participações em sociedades por quotas;
• Alunos inscritos na tese, dissertação, projeto ou estágio do curso;
• Agregados unipessoais com rendimentos inferiores a seis vezes o indexante dos apoios sociais em vigor;
• O simulador não permite, também, avaliar a atribuição de complementos.

Procedimentos para 2017/2018
Todos os candidatos que possuam as credenciais de acesso (código de utilizador e palavra passe), mesmo que não tenham estado inscritos no ano letivo anterior ou anteriores, podem efetuar a renovação da candidatura na página pessoal da DGES.

Os novos candidatos, que não possuam credenciais de acesso (tenham frequentado o Ensino Superior, mas que nunca tenham concorrido à bolsa), deverão dirigir-se  ao GAS da UAL, e fazer-se acompanhar do seu BI e NIF, ou Cartão de Cidadão, ou Autorização de Residência Permanente, ou no caso de candidatos de Nacionalidade Brasileira o Estatuto de Igualdade, para efetuarem o pré-registo – receberem as credenciais de acesso (código de utilizador e palavra passe) que lhes permite preencher e posteriormente submeter a candidatura online para o presente ano letivo.
Os candidatos que ingressam pela 1ª vez no Ensino Superior (1º Ano) poderão solicitar as credenciais de acesso (código de utilizador e palavra passe) após a sua inscrição/matricula na Universidade Autónoma.

PROGRAMA RETOMAR
O programa retomar é uma medida que se insere no Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 104/2013, de 31 de dezembro

O programa retomar tem como principais objetivos:
• Permitir o regresso à educação e formação, em contexto de ensino superior, de alunos que pretendam complementar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente, nomeadamente incentivando o regresso de ANTIGOS ALUNOS que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão;
• Combater o abandono escolar no ensino superior, tendo presente critérios de utilidade social de empregabilidade;
• Promover a qualificação superior de jovens que não estão nem a trabalhar, nem inseridos em percursos de educação ou formação.

BOLSAS POR MÉRITO
As bolsas de estudo por mérito são atribuídas pelos Estabelecimentos de ensino público e privado, aos alunos com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas por Mérito a Alunos de Instituições de Ensino Superior.

No âmbito do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Alunos de Instituições de Ensino Superior, publicado no Despacho nº 13531/2009, de 9 de junho, os alunos contemplados de acordo com o art.º5 do regulamento do Despacho acima referido reuniram as condições de aproveitamento excecional no ano letivo  2012/2013.

Consulte aqui a lista dos alunos que obtiveram bolsa de mérito em anos anteriores.

FINANCIAMENTO
No âmbito do protocolo existente com o Santander Universidades, o balcão da Autónoma têm um conjunto produtos desenhados a pensar nos alunos da UAL. Consulte as condições de financiamento.

Consulte aqui as Bolsas por Mérito atribuídas no Ano Lectivo 2011/2012.

left side
mapimg
Ligações úteis