Psicologia

Diário da República, 2.ª série — N.º 31 — 13 de fevereiro de 2014

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

  • 06-Filosofia
  • 17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais
  • 18-Português

A Licenciatura em Psicologia tem como filosofia os princípios pedagógicos experienciais, hands-on, subjacentes às diretrizes de Bolonha e aos requisitos de formação para exercer a profissão de psicólogo, de acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assim, é privilegiada a interligação entre as conceções teóricas apresentadas e a sua aplicação prática (ex. em contextos específicos e em instituições da comunidade), promovendo o contacto com situações do futuro profissional, respeitando, contudo, as caraterísticas de um 1º ciclo de estudo.
São proporcionadas experiências enriquecedoras ao nível pessoal e académico de modo a que, progressivamente, se desenvolvam competências que permitam uma melhor integração no mercado do trabalho.

    Plano Curricular

    - Prof. Dr.ª Fernanda Lencastre Bernardo - Prof.ª Doutora Luísa Peralta Ribeiro

    • Sensibilizar para a pertinência de técnicas de recolha da informação e respetiva análise;
    • Proporcionar uma preparação de base que permita aos alunos compreender e aplicar técnicas estatísticas relevantes.

    - Prof. Doutor Joaquim Toscano Monteiro

    • Adquirir conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso e compreender as relações com as ciências afins;
    • Aprender a procurar e selecionar informação pertinente sobre o sistema nervoso e tomar consciência do volume de informação que surge diariamente;
    • Desenvolver técnicas de estudo do sistema nervoso.

    - Prof.ª Doutora Iolanda Galinha

    • Conhecer as raízes históricas da Psicologia desde a antiguidade até à atualidade;
    • Compreender o desenvolvimento da Psicologia ao longo dos dois últimos séculos, através do estudo dos sistemas da Psicologia, dos autores neles enquadrados e respetivos modelos teóricos;
    • Adquirir capacidades de reflexão crítica acerca das diversas correntes, suas influências e contributos para a Psicologia, assim como, a capacidade de estabelecer comparações entre as mesmas; identificar, pesquisar, selecionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas referentes à História da Psicologia e sistemas atuais.

    - Prof.ª Doutora Tânia Brandão - Prof.ª Doutora Luísa Peralta Ribeiro

    • Conhecer o desenvolvimento histórico, os mecanismos das relações interpessoais e as dinâmicas de grupos existentes nas sociedades humanas;
    • Proporcionar aos estudantes um processo de aprendizagem das várias dinâmicas de grupos em contexto social e laboral que lhes permita uma integração diferenciada dos vários contextos;
    • Mostrar na prática alguns dos fenómenos estudados fomentando em simultâneo o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
      Desenvolver competências que permitam atuar, como psicólogos, em dinâmicas de grupos.

    Etologia
    6 ECTS

    - Prof.ª Doutora Cláudia de Castro

    • Conhecer a história do estudo do comportamento animal, distinguindo os campos da Psicologia Comparada, Psicologia Animal, Psicologia e Etologia, a par da reflexão teórico-epistemológica sobre problemas bio comportamentais;
    • Conhecer as principais áreas do estudo do comportamento animal e humano, nomeadamente comportamentos agonísticos, social, sexual, territorial e parental;
    • Compreender a aprendizagem numa perspetiva evolutiva;
    • Realizar trabalhos de investigação científica com especial relevo para a categorização comportamental, observação e registo;
    • Contactar os principais temas do estudo da cognição animal;
    • Conhecer os grandes temas da etologia incidente em Homo Sapiens.

    - Prof. Dr.ª Fernanda Lencastre Bernardo - Prof.ª Doutora Luísa Peralta Ribeiro

    • Conhecer os fundamentos de Estatística que permitam analisar comportamentos e desenvolver estudos sobre características populacionais, com base nos casos concretos encontrados em desempenho profissional, bem como obter as bases para a investigação científica;
    • Adquirir conhecimentos necessários à recolha correta de amostras representativas da população, dos fundamentos e dos mecanismos necessários à estimação dos parâmetros do universo com base nas estatísticas amostrais, para as características que se pretendam estudar, assegurando uma boa compreensão dos métodos a utilizar, da sua justificação e das suas condições de aplicação.

    - Prof. Doutor Joaquim Toscano Monteiro

    • Aprofundar os conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso;
    • Aprender a reciprocidade entre cérebro e ambiente;
    • Desenvolver metodologia de investigação.

    - Prof.ª Doutora Iolanda Galinha

    • Desenvolver conhecimentos e competências técnicas para a análise e a prática da investigação científica em Psicologia;
    • Adquirir instrumentos de pesquisa da produção científica teórica e empírica em Psicologia (pesquisa em bases de dados científicas);
    • Conhecer e saber utilizar os critérios éticos no desenvolvimento e na publicação de trabalhos de investigação científica, de acordo com as normas da American Psychological Association (APA);
    • Desenvolver de um estudo empírico, partindo dos interesses de investigação dos alunos, pondo em prática um método e uma técnica de investigação, adquiridos na Unidade Curricular.

    - Prof.ª Doutora Iolanda Galinha - Prof. Doutor Pedro Armelim Almiro

    • Conhecer a evolução de estudo da Personalidade, através das várias perspetivas teóricas que desenvolveram este campo de estudo;
    • Conhecer os modelos da Personalidade vigentes mais validados empiricamente e suas aplicações práticas contemporâneas;
    • Compreender as diferenças e semelhanças entre as várias perspetivas da Personalidade, desenvolvendo uma análise comparativa e crítica das perspetivas teóricas;
    • Integrar os conhecimentos através da participação ativa em atividades práticas: seminários de discussão de literatura científica, aplicação de instrumentos de avaliação da personalidade, trabalhos de aplicação prática dos conteúdos teóricos, reflexões sobre a Personalidade.

    - Prof. Doutor Tito Laneiro

    • Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social e da psicologia organizacional, identificando os pontos de contacto e de intervenção da psicologia social das organizações;
    • Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social e das organizações;
    • Compreender o contributo que a psicologia social das organizações pode trazer ao nível individual;
    • Compreender a mais-valia que a psicologia social e das organizações podem trazer para as organizações e para a sociedade em geral;
    • Desenvolver conhecimentos e competências que lhes permitam atuar ao nível da psicologia social e das organizações.

    - Prof. Doutor Pedro Armelim Almiro

    • Proporcionar aos alunos um aprofundamento do conhecimento das técnicas de estatística descritiva univariada e bivariada, e das técnicas (testes de hipóteses) que permitem a comparação entre duas (ou mais) populações, assim como as técnicas de associação entre variáveis;
    • Desenvolver competências de seleção e aplicação destas técnicas, com recurso a software de análise estatística (PSPP e SPSS);
    • Compreender a pertinência da utilização da Estatística, na Psicologia Aplicada.

    - Prof.ª Doutora Cláudia de Castro - Prof.ª Doutora Iolanda Galinha

    • Abordar a epistemologia, os objetivos e atualidade ao nível da investigação científica na área da Psicologia Cognitiva;
    • Facilitar o conhecimento ao nível dos processos cognitivos com base no comportamento humano;
    • Promover a compreensão sobre os modelos de avaliação clínica das funções cognitivas humanas;
    • Contextualizar a investigação relativamente ao estudo das funções cognitivas.

    - Professor Doutor João Hipolito - Prof. Doutor Francisco Moniz Pereira - Dr. Rui Bernardino

    • Sensibilizar para os conceitos base da psicopatologia geral e compreensiva, suas origens, limites e relação com a psicologia;
    • Adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades de observação clínica, intuitivas e empáticas para estar em relação com o doente, identificando os sinais e sintomas mais significativos que lhes permitam elaborar futuramente uma história clínica.

    - Prof. Doutor Tito Laneiro

    • Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social e da psicologia organizacional, identificando os pontos de contacto e de intervenção da psicologia social das organizações;
    • Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social e das organizações;
    • Compreender o contributo que a psicologia social das organizações pode trazer ao nível individual;
    • Compreender a mais-valia que a psicologia social e das organizações pode trazer para as organizações e para a sociedade em geral;
    • Desenvolver conhecimentos e competências que lhes permitam atuar ao nível da psicologia social e das organizações.

    - Prof.ª Doutora Mónica Pires

    • Compreender os processos básicos do desenvolvimento humano, ao nível cognitivo, afetivo e social, desde a fase intrauterina até à adolescência;
    • Conhecer os principais estudos clássicos sobre o desenvolvimento da criança, como ponto de partida para compreender os resultados da investigação científica contemporânea;
    • Desenvolver um espírito crítico face aos resultados da investigação científica, com base num conhecimento da metodologia científica;
    • Desenvolver competências de investigação científica, através do desenvolvimento de um estudo empírico, com base na recolha de dados por observação naturalista ou estruturada.

    - Prof.ª Doutora Cláudia de Castro

    • Compreender os fenómenos cognitivos básicos humanos, tais como a perceção de leitura, a representação do conhecimento, a tomada de decisão, a inteligência nos diversos campos;
    • Compreender os temas e conceitos chave do desenvolvimento cognitivo, integrando a inteligência humana e a neurociência cognitiva como base transversal aos vários conteúdos programáticos;
    • Conhecer o campo da Psicologia Cognitiva em relação com outros campos da Psicologia e de forma aplicada ao mundo contemporâneo;
    • Analisar investigação científica atual na área da Psicologia Cognitiva e utilizar instrumentos de medida de processos cognitivos.

    - Professor Doutor João Hipolito - Prof. Doutor Francisco Moniz Pereira - Dr. Rui Bernardino

    • Dominar os conhecimentos relativos às principais categorias nosológicas, sua compreensão e contextualização de modo a desenvolver competências para a elaboração de uma história clínica, de um psicodiagnóstico e respetiva análise;
    • Conhecer aprofundadamente os sistemas de diagnóstico e de classificação das perturbações mentais; conhecer as grandes síndromes psicopatológicas;
    • Desenvolver capacidades de observação intuitivas e empáticas que lhe permitam entrar em relação com o doente mental e recolher através da entrevista clínica os sinais e sintomas mais significativos para elaborar uma história clínica.

    - Prof.ª Doutora Rute Brites

    • Adquirir as noções básicas relacionadas com os testes psicológicos, sua origem, construção e validação, critérios de precisão, aplicação e cotação;
    • Adquirir e conhecimentos acerca de algumas das principais provas psicométricas utilizadas no âmbito da avaliação psicológica, nos diversos contextos da prática profissional;
    • Sensibilizar os alunos para a importância do rigor, da ética e deontologia do psicólogo em situação de testagem, assim como das condições que devem reunir para o uso adequado dos testes;
    • Proporcionar a experiência direta do contacto com a situação de testagens psicológicas e principais instrumentos psicométricos utilizados, através de aulas práticas ministradas no Laboratório de Psicometria e da utilização livre do mesmo por parte dos alunos, em tempos extra sessões de contacto.

    - Prof.ª Doutora Mónica Pires

    • Adquirir os conceitos basilares da Psicologia Educacional e Psicopedagogia com relevância para a prática do psicólogo nos diferentes contextos educativos;
    • Adquirir os conhecimentos teóricos e metodológicos e as competências necessárias para realizar, implementar e avaliar programas e projetos de intervenção psicológica em contexto escolar, em populações com problemáticas específicas ou noutros contextos educativos de relevo;
    • Aprender a observar e avaliar os diferentes contextos e necessidades, a fim de elaborar planos e projetos de intervenção.

    - Prof.ª Doutora Cláudia de Castro - Prof. Doutor Carlos Calado

    • Aprofundar conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso e compreender as relações com as ciências afins;
    • Adquirir as bases da Neuropsicologia através do estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano no indivíduo saudável;
    • Adquirir as bases da Neuropsicologia através do estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano no indivíduo com doença neurológica e/ou lesão cerebral;
    • Adquirir as bases da Psicologia Clínica e de Aconselhamento no que toca às Doenças Neurológicas.

    - Prof. Doutora Odete Nunes - Prof.ª Doutora Rute Brites

    • Sensibilizar e informar os alunos para a importância da qualidade da relação nas diferentes intervenções da atividade do psicólogo;
    • Apresentar o conceito de relação de ajuda psicológica clarificando a sua aplicabilidade de acordo com os diversos contextos, nomeadamente, clínicos, pedagógicos, organizacionais e sociais;
    • Desenvolver nos alunos competências comunicacionais de escuta compreensiva e de resposta de feedback adequadas a uma boa compreensão interpessoal;
    • Clarificar os diversos tipos de entrevista de ajuda e sua aplicabilidade.

    • Abordar o desenvolvimento histórico da Psicologia Comunitária;
    • Compreender as especificidades do trabalho em grupo: história dos grupos, suas características, modelos de intervenção em grupo;
    • Adquirir competências para avaliar as necessidades de uma dada comunidade real;
    • Proporcionar a realização de “trabalho de campo” ao nível do contacto com uma comunidade e levantamento das suas necessidades, desenvolvendo as competências relacionais;
    • Desenvolver aptidões que permitam elaborar um projeto de intervenção comunitária de forma sistemática, realista de acordo com as necessidades da comunidade avaliada;
    • Obter competências que lhes permitam compreender uma investigação na área da Psicologia Comunitária, assim como adquirir conhecimentos metodológicos básicos.

    - Prof. Doutor José Guimarães Magalhães

    • Compreender a importância do estudo da Psicossociologia da Comunicação quando aplicado a situações práticas da profissão de psicólogo clínico, organizacional, educacional, da saúde, e do consumidor;
    • Compreender os mecanismos de comunicação e interação social e a sua influência no indivíduo e nos grupos;
    • Adquirir conhecimentos teóricos/práticos e desenvolver competências práticas e de análise dos fenómenos comunicacionais e do seu impacto no indivíduo e no grupo.

    - Prof.ª Doutora Ana Gomes

    • Proporcionar um suporte teórico e prático no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde;
    • Abordar questões históricas da Psicologia Clínica e da Saúde;
    • Conhecer e compreender as especificidades da intervenção das principais abordagens psicoterapêuticas com ênfase na perspetiva humanista, método clínico e princípios éticos;
    • Compreender a importância da psicologia no âmbito das organizações de saúde;
    • Conhecer o papel do psicólogo nos contextos de intervenção;
    • Desenvolver competências que lhes permitam atuar como psicólogos clínicos e da saúde.

    - Prof.ª Doutora Cláudia de Castro - Prof.ª Doutora Sandra Figueiredo

    • Dar a conhecer os fundamentos da comunicação humana através da linguagem;
    • Refletir sobre as origens da linguagem humana;
    • Conhecer as dimensões infra verbal e verbal da linguagem humana;
    • Aprender a linguagem enquanto função emocional e cognitiva responsável pela subjetividade e socialização;
    • Promover o interesse pela investigação em Psicologia da Linguagem.

    - Prof. Doutora Odete Nunes - Prof.ª Doutora Rute Brites

    • Conhecer as definições dos conceitos de Psicoterapia e de Aconselhamento;
    •  Caraterizar as diferentes intervenções em Psicoterapia e em Aconselhamento Psicológico;
    •  Sensibilizar para as diferenças deste tipo de intervenções e respetivos settings;
    •  Abordar alguns dos modelos de intervenção em psicoterapia e em aconselhamento;
    •  Sensibilizar para a necessidade de formação específica em função dos modelos teóricos adotados.

    - Prof. Doutor Pedro Armelim Almiro

    • Obter conhecimentos básicos sobre a Consulta Psicológica, como quadro relacional que possibilita a formulação de Psicodiagnósticos, com vista à orientação clínica;
    • Adquirir competências teóricas e técnicas em Metodologia Projetiva;
    • Desenvolver técnicas de observação e de entrevista na formulação provisória do diagnóstico e na análise e síntese dos resultados obtidos pelas Técnicas Projetivas;
    • Saber escolher as Técnicas Projetivas adequadas às pessoas em avaliação, sejam crianças, sejam adultos;
    • Adquirir capacidades para a prática clínica com Técnicas Projetivas em crianças e adultos;
    • Capacitar para a utilização das Técnicas Projetivas no Modelo do Psicodiagnóstico de Casos Clínicos Paradigmáticos.

    - Prof.ª Doutora Luísa Peralta Ribeiro

    • Dotar os/as discentes de conhecimentos aprofundados sobre o conceito de Consultoria, as envolventes Organizacionais e os principais fatores que determinam a lógica de missão, a cultura e os objetivos organizacionais;
    • Potenciar a aprendizagem de modo a que cada aluno/a saiba como fazer um diagnóstico organizacional e dirigir recomendações adequadas ao contexto e à realidade de cada organização.

    - Prof.ª Doutora Cláudia de Castro

    • Aprofundar o conhecimento epistemológico sobre a Psicolinguística Genética e Experimental;
    • Desenvolver competências que permitam elaborar uma análise do discurso (oral e escrito) com alterações neurobiológicas, psicopatológicas e de outras naturezas (Síndromas, Gaguez, etc.);
    • Promover e motivar o interesse nos alunos para a investigação em Psicolinguística Genética e Experimental.

    - Prof.ª Doutora Luísa Peralta Ribeiro

    • Compreender a interação dos fatores psicológicos e sociais no processo de desenvolvimento Humano, ao longo do ciclo de vida;
    • Estabelecer a ligação entre os conteúdos teóricos do desenvolvimento psicossocial dos indivíduos e a realidade de organizações e instituições sociais como a família, a escola, as empresas, os hospitais e outras organizações de apoio social;
    • Compreender as várias facetas do papel que o psicólogo desempenha nas organizações onde exerce a sua atividade, no apoio a grupos específicos de indivíduos, ao longo do ciclo de vida.

    Prof. Doutor Carlos Calado

    Prof.ª Doutora Cláudia de Castro

    Prof. Dr.ª Fernanda Lencastre Bernardo

    Prof. Doutor Francisco Moniz Pereira

    Prof. Doutor Joaquim Toscano Monteiro

    Dr. Rui Bernardino