História

Diário da República, 2ª série - N.174 - 10 de setembro de 2007

O 3.º ciclo de História apresenta, como objetivo essencial, a formação de futuros doutores com capacidade de investigação própria.

O curso de Doutoramento visa transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos, epistemológicos e ontológicos, bem como um acervo de metodologias e técnicas de investigação que habilitem os alunos, por um lado, a caracterizar e formalizar problemas de investigação e, por outro, atestar a validade científica das conjeturas, proposições e hipóteses formuladas ao nível empírico, no quadro da exigência disciplinar definida pela respetiva comunidade científica e reconhecível pelos seus membros.

Pretende-se, com este nível de formação, promover o saber investigar e produzir um trabalho científico (tese de doutoramento) com elevada qualidade, inovação e interesse social. Assim, as diferentes unidades curriculares incluem a pesquisa e análise crítica de obras e artigos científicos de referência, de modo a que o aluno se encontre habilitado a preparar e apresentar investigação própria sobre a matéria.

O cumprimento dos objetivos é aferido quer pela capacidade de interpretação e de crítica relativamente à investigação produzida pela comunidade, quer pela capacidade de produção científica e respetiva defesa perante especialistas na área e temática, submetida a discussão pública.

 

Despacho n.º 20 823-T/2007, de 10 de setembro, D.R. Acreditado pela A3ES, em 04/05/2012.

 

    Plano Curricular

    - Professor Doutor José Amado Mendes - Prof. Doutor Adolfo Silveira Martins

    Trabalho alicerçado em alguns suportes fundamentais. Na presente unidade curricular desenvolvem-se as seguintes competências, de modo a:

    • Aprofundar o estudo das várias concepções historiográficas ? incluindo as respectivas teoria e filosofia da história ?, não só as tradicionais, em geral melhor conhecidas, como as mais recentes: nova história económica, história cultural, regresso da narrativa, história virtual e história do presente;
    • Prestar especial atenção à temática, planificação e hipóteses de trabalho;
    • Explorar e criticar as fontes: escritas, orais, materiais, literárias, artísticas;
    • Recordar o papel da história serial, no âmbito da nova história;
    • Aprofundar a metodologia do tratamento das fontes e da elaboração do texto histórico;
    • Manusear, adequadamente, as referências bibliográficas e das fontes;
    • Aperfeiçoara o modo de ilustração: gráficos, quadros, imagens fotográficas, reprodução de documentos, etc.;
    • Cuidar da apresentação gráfica

    - Professor Doutor Armando Carvalho Homem - Professora Doutora Maria Helena Macedo - Prof. Doutor Miguel Faria

    Cada aluno terá de se debruçar sobre um assunto de interesse histórico, de qualquer época e de qualquer tema (político, religioso, social, entre tantos outros) e apresentar um plano concreto, com objectivos específicos, de modo a poder desenvolver o trabalho por fases, não necessariamente seguidas, pois pode escrever o primeiro capítulo não em primeiro lugar, mas em todos os capítulos tem de haver uma harmonia e um seguimento de pensamento lógico.

    O plano deve ser apresentado de um modo sintético, mas perfeitamente elaborado de forma a ser, como já foi dito, perceptível sob todos os pontos de vista.

    - Professor Doutor José Amado Mendes

    A opção historiográfica escolhida para o seminário fundamenta-se na ideia de que os factos históricos resultam dos esquemas de interpretação teórica que, no caso do conhecimento do período moderno, confluem entre a filosofia, a sociologia, a história e o direito. Assim, os objectivos da unidade curricular são os seguintes:

    • Fornecer uma utensilagem conceptual adequada ao estudo da modernidade;
    • Articular essa bagagem conceptual com as linhas de orientação teórica dos seus autores de referência;
    • Aplicar esse conhecimento teórico para interpretar a «realidade» europeia no domínio político, social, cultural e das relações internacionais;
    • Conhecer as estruturas estruturantes dos sistemas políticos e sociais em Portugal entre a Restauração e o Liberalismo;
    • Interpretar a evolução e a ruptura dos modelos de governo e administração ;
    • Explicar e compreender a relação entre as invasões franceses e a emergência do liberalismo.

    - Prof. Doutor Adolfo Silveira Martins

    • Definir o contexto das arqueo ciências na defesa e salvaguarda do Património Cultural
    • Fornecer recursos conceptuais necessários à intervenção arqueológica.
    • Caracterizar a natureza da intervenção arqueológica e a sua aplicabilidade
    • Descrever o processo de preparação de uma intervenção arqueológica.
    • Identificar e aplicar as diversas metodologias de intervenção arqueológica no campo, ao nível dos processos e estratégias.

    - Prof. Doutor Miguel Faria

    O seminário procura situar o aluno na diversidade de especializações existentes no âmbito da disciplina de História de Arte, como pressuposto para o escrutínio da metodologia mais adequada ao projecto de investigação a desenvolver.

    O âmbito cronológico será delimitado entre o período final da Monarquia Absoluta à II República (1750-1974), elegendo como tema central as manifestações de Arte Pública, vista em contexto europeu, através de estudos de caso em ambiente de estabilidade e crise política, numa perspectiva pluridisciplinar.

    Procura-se suprir a lacunahistoriográfica existente, aberta na fronteira entre a História da Arquitectura e do Urbanismo, devendo o aluno ficar apto a uma leitura integrada da Arte Pública nos respectivos contextos, e habilitado ao reconhecimento dos aspectos mais específicos (artísticos e simbólicos) dos monumentos em análise.

    Procura-se criar competências para o desenvolvimento de estudos monográficos.

    - Professor Doutor José Amado Mendes

    • Aquisição de conhecimentos e competências sobre:
    • O que é uma tese de doutoramento;
    • Para que serve uma tese de doutoramento;
    • Como se faz uma tese de doutoramento;
    • Como fazer investigação;
    • Organização formal de uma tese de doutoramento;
    • Função do orientador;
    • Orientação conjunta e sua especificidade;
    • Apresentação e discussão pública da tese.